Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal de Educação Infantil


Judith Vieira Schwengber

















PROJETO:






É HORA DE BRINCAR E TAGARELAR

































São Jerônimo, 30 de março de 2010.






AUTORES DO PROJETO








AUDREY BRAMBILLA CHAVES


CAMILAALVES BORTOLLI


DEISE MACHADO DE LIMA


ELODI FABI DA SILVA


ELOÍSA BRAGA FERREIRA


ISMAEL DIAS CHAVES


PRISCILA ARAUJO FERNANDES


SANDRA LEBED MIRANDA


SINARA JUNQUEIRA GONÇALVES


SUELLEN NUNES LAITANO


TATIANA PIMENTEL MACHADOAPRESENTAÇÃO














“As crianças têm o direito de brincar todos os dias, na escola, entre as aulas e ao longo delas. Em casa ou ao ar livre – no quarto ou parque – sob o olhar discreto dos pais.”


Eduardo Sá ( Carta dos direitos da criança a brincar)JUSTIFICATIVA


O brincar propicia às crianças a oportunidade de se desenvolver global e harmoniosamente, bem como a linguagem é instrumento de inserção no mundo. Segundo Piaget “no brincar a criança imita, generaliza, formula hipóteses, deduz, reflete e argumenta, simplesmente brinca pelo prazer de brincar e, brincando se relaciona com o mundo e aprende a compreendere perceber o mesmo”.


Assim como afirma Vigotsky “a capacitação especificamente humana para a linguagem habilita as crianças a providenciarem instrumentos auxiliares na solução de tarefas difíceis, a superarem a ação impulsiva a planejarem a solução para um problema antes de sua execução e a controlarem seu próprio comportamento.” (Vigotsky, 1991 p.31).


Este projeto é umconvite às crianças para que no ato de brincar e falar possam assimilar o real e o seu “eu”, extravasar seus conflitos, superando suas dificuldades e construindo assim seus conhecimentos, desenvolvendo-se, além de garantir seu espaço e tempo de criança.


Esperamos que esse projeto seja um sucesso durante o ano letivo.























OBJETIVOGERAL






Desenvolver os conteúdos pedagógicos, proporcionando através das brincadeiras e da Expressão Oral, o conhecimento global e de si, dando a oportunidade à criança de criar, inventar e transformar a realidade, exercitando a atenção, colaboração e solidariedade, os quais fazem parte de um processo contínuo de desenvolvimento humano.OBJETIVOS ESPECÍFICOS






• Desenvolver a linguagem, socialização, percepções, raciocínio lógico através de atividades lúdicas.


• Realizar brincadeiras nas turmas da Ed. Infantil estimulando a criatividade e o lúdico, tão quanto a curiosidade promovendo um ambiente no qual a criança possa se desenvolver nos aspectos psíquico, físicos,sociais e emocionais, respeitando a maturidade de cada criança.


• Diversificar os meios de incentivo às brincadeiras e a expressão oral, utilizando-se de propostas de brincadeiras atuais, entretanto, não esquecendo a ludicidade antiga.


• Confeccionar brinquedos a partir de sucata dando ênfase a importância da reciclagem e proteção ao meio ambiente.• Proporcionar condições de melhor consciência e convivência com o seu corpo.


• Buscar o desenvolvimento da percepção sensória do próprio corpo, despertando a consciência de si e do outro, usando-se de semelhança e diferença.


• Deixar fluir o mundo da fantasia e do “faz-de-conta” através de elementos da vida cotidiana.


• Propor experiências e...
tracking img