Juros simples e juros compostos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O tempo é sem sombra de dúvidas um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. Assim, podemos afirmar plenamente que quanto maior o período, maiores serão as influencias dosagentes externos, ou ainda, as influências do macro ambiente em relação ao poder de compra da moeda específica.
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria daspessoas e empresas que precisam de um empréstimo de capital imediato está disposta a pagar um preço a mais por isso.
Sendo assim, quem possui capital e estádisposto a emprestar esta quantia a alguém, que deverá ser recompensado na proporção do tempo e risco, que a operação envolver.
Justificativa
A diferença entre os juros simples e os juros compostose refere ao montante a ser aplicado.
No caso dos juros simples, o valor será sempre referente ao valor principal (o depositado, por exemplo). No caso dos juros compostos, o valor dos juros éaplicado no montante do valor do período anterior (o depositado, mais os juros dos meses anteriores). O valor final de um regime de capitalização simples é sempre menor que o do composto.
CapitalizaçãoSimples ( Juros Simples) – Os juros incidem somente sobre o valor do dinheiro hoje.
Capitalização Composta ( Juros Compostos) – Os juros incidem não só sobre o dinheiro aplicado ou emprestado (capital),como também sobre os juros que já foram pagos ou recebidos.
A cobrança de juros sobre uma base de cálculo que incorpora os juros que incidiram anteriormente faz com que a capitalização composta sejauma função exponencial, enquanto a capitalização simples é uma função linear.
Nas aplicações quando a taxa de juros é simples a remuneração não é tão boa quanto se a taxa de juros fosse composta,mas no caso da captação quando a taxa de juros é simples torna-se mais fácil pagar o empréstimo, comparada ao juro composto.

Desenvolvimento
Os tomadores de...
tracking img