Parque nacional dos veadeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas commais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foideclarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeirasão as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.
Chapadados Veadeiros foi criado através do Decreto No 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em11 de Janeiro de 1961. Em Dezembro de 2001 o parque foi incluída na lista doPatrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administracão está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Chapada dos Veadeiros é um importante centrodispersor de drenagem, com a maioria de seus rios escavando vales em forma de "V". O principal rio é o Rio Preto, afluente do Rio Tocantins. Ao longo de seu curso, o rio Preto forma cachoeiras de grandeimportância turística, como os Saltos do Rio Preto, um com 80 e outro com 120 metros de alturaEntre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ousob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no biomaCerrado.
No cerrado aberto, as espécies vegetais maisproeminentes são o pau-terra-vermelho (Qualea multiflora), a lixeira (Curatella americana), o murici-rói-rói (Byrsonima cocaldsifolia), o caju-do-cerrado (Anacardium humile) e as mandioqueiras (Qualea...
tracking img