Resenha critica " o mundo de sofia"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre bilhetes anônimos, chales vermelhos, cabanas na floresta, cartões misteriosos, cartolas e coelhos, nem mesmo Sofia Amundsen, ”a menina de cabelos pretos escorridos que não segurava nenhumpenteado”, acreditaria no que pudesse vir a acontecer. A narrativa é desenrolada ao entorno da adolescente que, na iminência de completar seus 15 anos é surpreendida com um bilhete em sua caixa de correio,que a indaga de maneira sutil com uma interrogação não tão simples: “Quem é você?”. A partir daí, a menina se depara com contendas relativas ao berço do mundo, das relações entre pessoas e de oquanto sua, portanto, nossa existência, é efêmera. Questão essa analisada, como tantas outras, aliás, há muito por tantos filósofos, como já explícito na própria obra, desde Demócrito com a teoria doátomo, até Darwin com a teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Decartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros, conhecemos não só e então somente a vidadesses grandes nomes da filosofia secular e suas teorias, mas também inferimos melhor a nós mesmos e também assimilamos uma nova forma de pensar relativa a tudo que nos cerca.
Deixando sempre que oenredo se devaneei até o clímax, os acontecimentos se cruzam juntamente com o próprio pensamento critico estimulado pela obra.
Sutilmente, a história é basicamente o que o seu subtítulo sugere:“Romance da História da Filosofia”. Ao realizar a leitura da obra, chegando até seu fim, fica evidente que a história se desenrola intrínseca em outra história. E assim, chega até ser uma metalinguagem:evidente e compreensível, absurda e fascinante.
Sofia começar a ler e, em determinado momento, a dialogar com Alberto, seu professor de Filosofia, sobre todas as posturas filosóficas existentes nahumanidade. Aprende que os mitos, superstições e explicações sobrenaturais são nada mais do que formas mais simples de explicar o mundo e os acontecimentos incompreensíveis ao ser humano. Entretanto,...
tracking img