Juridicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FANOR
DIREITO- SEGUNDO SEMESTRE- NOITE
















SIGILO PROFISSIONAL DO ADVOGADO
Morgana FreitasTemóteo Pereira





























FORTALEZA-2011
INTRODUÇÃO


Parainscrever-se na OAB, necessário de faz: capacidade civil; diploma ou certidão de graduação em Direito em instituição oficialmente autorizada; título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;aprovação no exame da OAB; não exercer atividade incompatível com a advocacia; idoneidade moral, prestar compromisso perante o Conselho.
A idoneidade moral, suscitada por qualquer pessoa, deve serdeclarada mediante decisão que obtenha 2/3 dos votos de todos os membros do Conselho competente, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar. Não atende ao requisito idoneidade moralaquele que tiver sido condenado por crime infamante, salvo reabilitação judicial.
Assim explica o Estatuto da Advocacia e da OAB; Art 8º- §3º e §4º.ART. 8º- Estatuto Da Advocacia e da OAB

Para inscrever-se como advogado, o interessado deve possuir idoneidade moral; contudo, a declaração de inidoneidade depende de decisão do conselhocompetente, pelo voto de dois terços, no mínimo, de seus membros, em procedimento que observe os termos do processo disciplinar (§ 3º), vale dizer, com a garantia da ampla defesa.

Os crimes chamadosinfamantes não são objeto da legislação penal brasileira, cujas classificações e qualificações de tipo restaram insuficientes para alcançá-los. São mencionados apenas pelo Código Civil como justificantes dadissolução do vínculo conjugal.

Um crime pode ser considerado infamante dependendo das circunstâncias em que foi praticado, ou seja, dos motivos que levaram o agente a delinqüir e dos meios...
tracking img