Julgamento de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Segunda guerra Mundial e suas atrocidades:
O marco inicial da guerra ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itáliae Japão).
Após vários confrontos no ano de 1945, os países Aliados já haviam dominado os países do Eixo, e começaram a invadir a capital Berlim, com o intuito de acabar definitivamente com a Guerra. Quando as tropas inimigas já estavam se aproximando do esconderijo de Hitler, o líder nazista acabou cometendo o suicídio, e naquele momento, a Guerra já estava dada como terminada.Porém, por trás das atrocidades cometidas pelo governo de Hitler, ainda existiam os seus comparsas, as pessoas que colaboraram com o líder nazista em suas atitudes de grande maldade para com judeus, homossexuais e negros.
A população civil fora, mais que coadjuvante, um ator principal nas batalhas, não apenas como vítima, mas muitas vezes pegando em armas. No período da AlemanhaNazista, de 1933, quando Hitler assume como Chanceler, até a derrota no fim da Segunda Guerra, o preconceito da ideologia nacional-socialista traduziu-se em políticas de perseguição e extermínio. Partindo do ponto de vista nazista, os judeus se como uma comunidade religiosa para serem tolerados, mas na verdade, formavam um Estado dentro do Estado fazendo de tudo para evitar a exogamia, preservando,assim, sua pureza racial. Como não tinham um Estado próprio, além de não possuírem uma cultura, os judeus destruíam a cultura dos outros. Eram, portanto, a raiz de todo o mal – sua cultura econômica simbolizava a internacionalização do capital e atacava, portanto, a força do Estado-Nação. Os judeus, portanto, foram caracterizados como o “inimigo natural” da raça ariana, do povo alemão. Para além dodiscurso, as medidas antissemitas moldam juridicamente a Alemanha Nazista, como em 1935, ano da publicação das duas leis que ficaram conhecidas como as “Leis de Nuremberg”.

2. Fim da segunda guerra Mundial e Acordo de Londres de 1945: O Ato Constitutivo do Tribunal de Nuremberg:
Em maio de 1945, ou seja, algumas semanas antes do fim do conflito na Europa, o Juiz Adjunto da Suprema Cortenorte-americana Robert Jackson, representando seu governo por indicação do Presidente Truman, inicia as negociações para a formação de um Tribunal Militar Internacional no intuito de julgar os principais criminosos de guerra, conforme estipulado na Declaração de Moscou dois anos antes. Assim se iniciaram as discussões para a criação do Tribunal de Nuremberg, o principal objetivo era punir todas asbarbaridades e perversões individuais que ocorreram independentemente de qualquer plano central. Então em 8 de agosto de 1945 as quatro potencias assinaram a declaração de Londres que dava o Início ao Tribunal Militar em Nuremberg na Alemanha que era um tribunal circunstancial e de exceção .
3. Artigos da carta anexada ao acordo: jurisdição, constituição e as funções do Tribunal Militar Internacional aser criado foram definidas na carta anexada ao acordo. Esta carta contém trinta artigos
3.1. No art.2º estipulava que deveria haver quatro juízes, a serem indicados por cada um dos quatro partícipes do acordo. Para cada um desses juízes titu¬lares seria nomeado um juiz substituto, da mesma forma. Não se adotou uma sugestão anterior, de que os substitutos deveriam ser escolhidos entre outrasna¬cionalidades; se aceita, poderia ter sido de grande utilidade, salientando o caráter internacional do tribunal, mas não há razão para se crer que viesse a alterar os rumos do julgamento.
3.2. O Artigo 3º estabelecia a regra vital de que a competência, jurisdição e com¬posição do tribunal não podiam ser contestadas pela acusação ou pela defesa.
3.3. O Artigo 6º definia as categorias de crimes a...
tracking img