O julgamento de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

O JULGAMENTO DE NUREMBERG

Disciplina: Fundamentos de Direito Empresarial

RESUMO DO FILME – DIREITO, MORAL E ÉTICA

O filme tenta trabalhar a ética, preservando odireito dos acusados, sem ferir a moral, na tentativa da busca de um julgamento de triunfo da moral superior e não o triunfo do poder superior, predominando a moral e não o poder.Mesmo havendo motivações em ferir a moral e a ética, o julgamento foi o único nos anais da jurisprudência.

No final, alguns foram absolvidos, outros receberam sentença de longaprisão e o resto foi sentenciado à morte. Os acusados foram atacados com violação as leis internacionais. O promotor não chegou a cumprir a brilhante promessa e a condenação foi um grandeesforço político para encontrar uma justiça humana de bom tamanho para os crimes que foram tão horríveis contra a humanidade.

O termo direito provém da palavra latina directum, quesignifica reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o mais adequado. A definição nominal etimológica de Direito é “qualidade daquilo que é regra”.

Moral é o conjunto de prescrições arespeito do comportamento lícito ou ilícito, e aceitas em determinada época por determinado grupamento humano.
De se anotar que de todas as formas do comportamento humano, o jurídicoou legal (Direito) é o que mais intimamente se relaciona com a moral, porque os dois estão sujeitos a normas que regulam as relações dos homens.

A ética parte de uma série de práticasmorais, buscando determinar à essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes de justificação desses juízos e o princípio que rege a mudança e asucessão de diferentes sistemas morais, tendo ainda como função fundamental, explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando conceitos correspondentes.

[pic]
tracking img