Juca pirama analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) foi poeta e teatrólogo brasileiro, ele é lembrado como o grande poeta Indianista da geração romântica, pois deu ao romantismo o tema índio e uma feição nacional àsua literatura, é com Gonçalves Dias que temos a 1º voz do Romantismo.
Juca - Pirama é um poema Indianista publicado em 1851, está escrito sobre versos decassilábicos e alexandrinos, e esta divididoem dez cantos. É considerado um dos poemas Indianistas do Romantismo Brasileiro mais famoso.

I. Apresentação e descrição da tribo dos Timbiras.
II. Narra à festa canibalística dos timbiras ea aflição do guerreiro tupi que será sacrificado.
III. Apresentação do guerreiro tupi – Juca - Pirama
IV. Juca - Pirama aprisionado pelos Timbiras declama o seu canto de morte e pede aoTimbiras que deixem ir para cuidar do pai alquebrado e cego.
V. Ao escutarem o canto de morte do guerreiro tupi, os timbiras entendem ser aquilo um ato de covardia e desse modo desqualificam-no para osacrifício.
VI. O filho volta ao pai que ao pressentir o cheiro de tinta dos timbiras que é específica para o sacrifício desconfia do filho e ambos partem novamente para a tribo dos Timbiras parasanarem ato tão vergonhoso para o povo Tupi.
VII. Sob alegação de que os Tupis são fracos, o chefe dos Timbiras não permite a consumação do ritual.
VIII. O pai envergonhado maldiz o supostofilho covarde.
IX. Enraivecido o guerreiro Tupi lança o seu grito de guerra e derrota a todos valentemente em nome de sua honra.
X. O velho Timbira rende-se frente ao poder do Tupi e diz acélebre frase: "meninos, eu vi". (que é um termo muito utilizado nos dias de hoje)

Juca - Pirama significa aquele que deve morrer apesar do nome Juca - Pirama não tem nada haver com o nome do índioaprisionado pelos Timbiras. É uma obra indianista, caracterizada pela musicalidade típica de Gonçalves Dias.
O poema nos mostra os vocabulários, costumes indígenas, valoriza as origens, contém...
tracking img