Jovem adulto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
  
A fase do desenvolvimento do jovem adulto se inicia em torno dos 20 anos e termina em torno dos 40. Uma das características principais desta etapa é que o indivíduo deve começar assumir os papeis sociais e familiais, ou seja, a tomar responsabilidade por sua vida e pela família que irá formar. Por outra parte é neste período que o indivíduo está no auge de suacondição física, energia e resistência. As maiorias dos sentidos estão mais apuradas durante o inicio da idade adulta e as condições de saúde tendem a ser favoráveis. A OMS define saúde “um estado de total bem estar físico, mental e social e não simplesmente ausência de doença”.A boa saúde não é apenas uma questão de sorte; ela, geralmente, reflete um estilo de vida e uma serie de escolhas.Aborda-se o desenvolvimento do jovem-adulto, etapa que começa em torno de dos 20 anos e conclui perto dos 40, baseando-nos no desenvolvimento das diversas áreas como são: o plano físico, o intelectual, o moral e o psicossocial; enfatizando nas características mais importantes e no modo em que estas afetam aos indivíduos.
  Nesse período, também, a maioria das pessoas tem filhos, mas a maternidade temsido adiada em função da vida profissional e acadêmica. Entretanto, em qualquer época o primeiro bebe vem marcar uma importante transição nas vidas dos pais. Ter um filho representa uma grande experiência de desenvolvimento.
A maturidade e intimidade sexual com um parceiro não serão suficientes. Cada adulto também sente a necessidade de, em algum sentido, ter e criar os filhos, criaralgo útil no trabalho, treinar os outros, etc. Qualquer adulto que não seja bem sucedido em algum dos aspectos pode viver um sentimento de estagnação. Esse sentimento de estagnação os leva á pergunta: O que eu fiz com a minha vida?
Também serão apresentados alguns vícios e hábitos que podem influenciar o desenvolvimento do individuo








2.DESENVOLVIMENTO FÍSICO E DA SAÚDENesta fase o indivíduo alcança o auge de sua condição física, ou seja, está no auge do funcionamento sensório e motor. Em mediados dos 20 anos, a maioria das funções corporais estão plenamente desenvolvidas. A intensidade visual é máxima e o paladar, o olfato, a sensibilidade á dor e á temperatura geralmente permanecem inalterados até os 45 aproximadamente. Entretanto, uma gradual perdaauditiva, que geralmente começa durante a adolescência, torna-se mais evidente após os 25 anos, especialmente para os sons mais agudos. O adulto (20 a 30 anos) possui mais tecido muscular, um máximo de cálcio nos ossos, mais massa cerebral, maior capacidade de oxigenação e um sistema imunológico mais eficiente.
Ao mesmo tempo, é uma fase que mostra claramente o processo de envelhecimento,processos complexos, provavelmente, definidos por uma série de eventos que ainda não foram totalmente explicados, entre eles têm: os cabelos brancos, as rugas no rosto, ganho de peso, etc. Mas não devemos esquecer que todo esse processo é influenciado pelo estilo de vida passada e presente.
Com respeito á saúde, observa-se que a maioria dos jovens adultos tem boa saúde. Muitos nunca ficamgravemente doentes ou incapacitados. Quando o jovem adulto fica doente, geralmente é por um resfriado ou doença respiratória, da qual se livram com facilidade.
Nesta fase as causas de morte são fundamentalmente: os acidentes, o câncer, as doenças cardíacas, o suicídio e o AIDS.
A boa saúde não é uma questão de sorte, diversos hábitos podem prejudicá-la. Aqueles indivíduos que façamrefeições saudáveis regularmente, exercícios, que durmam regularmente de 7 a 8 horas por noite e que não fumem nem bebam em excesso, terão duas vezes menos chances de sofrer incapacitações com respeito àqueles que não tiveram esses hábitos.
As pessoas que comem muitas frutas e legumes, diminuem sua chance de sofrer de doença cardíaca, de derrame e de câncer. As pessoas que não fumam e tem uma...
tracking img