Jovens adultos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Centro de Ciências Humanas – CCH

Curso de Psicologia

ADULTOS JOVENS

Ana Clara de Paula Nazareth – 1112082/2

Emanuel Guilherme Mindêllo – 1112097/x

Larissa Pereira Pinheiro – 1112111/0

Mariana Ludmila Magalhães Veríssimo Pouchain – 1112118/7

Fortaleza – 2012

INTRODUÇÃO

Justificativa

O presente trabalho sejustifica por ser uma exigência para aprovação parcial na disciplina de Adolescência, Vida Adulta e Velhice, do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, ministrada pela professora Cristiane Amorim.

Objetivos

Esse trabalho tem por objetivo a investigação prática, a partir de pesquisa bibliográfica, das teorias do desenvolvimento estudadas durante a disciplina de Adolescência, Vida Adulta eVelhice.

Metodologia

A metodologia do trabalho consistiu no estudo bibliográfico acerca dos jovens adultos e entrevista semi-estruturada, que consiste em a entrevista estar focalizada em um assunto sobre o qual se confecciona um roteiro com perguntas principais, complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias momentâneas à entrevista (Manzini apud Manzini, 2004). Serviram debase teórica os autores Cláudia Maria da Silva Osório e Erik Eriksson.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Osório (2001), é durante a etapa de jovem adulto que as consequências patogênicas ou saudáveis das fases anteriores surgirão, tanto no campo da saúde física e da saúde mental. É durante essa etapa que surge a impressão de tranquilidade ou estabilidade, como se o desenvolvimento estivesseacabado na transição da adolescência para a vida adulta. O que acontece para haver esse questionamento dessa impressão de tranquilidade e estabilidade é que é justamente durante a fase dos 20 aos 40 anos que muitas pessoas buscam tratamento psicológico.

O mundo real se inicia na infância e é ampliado na adolescência, e é durante essa etapa de adulto jovem que haverá a inserção no mercado de trabalhoe a obtenção de responsabilidades individuais. Dessa forma, o autor apresenta dois cenários, o externo e o interno. O primeiro contém as representações de objetos e de si mesmo, interagindo diretamente com os cenários externos, caracterizados pelo amor, sexualidade, trabalho e ética (OSÓRIO, 2001).

Há também a ideia de que o início da vida adulta é marcada pelo auge da força e energia, além dascorrelações entre criatividade, morte e importantes mudanças. O período da vida adulta, o adulto jovem, marcado por uma forte produtividade, seja no âmbito físico ou intelectual. É a idade em que os grandes atletas estão no auge de sua forma física e os artistas em seu auge de criatividade, onde se pode perceber que muitos produzem suas grandes obras, tais como Hamlet, por William Shakespeare aos37 anos, Michelangelo com a decoração da Capela Sistina aos 37 e David aos 29 (OSÓRIO, 2001).

Apesar de ser uma época fortemente marcada por essa produtividade também está fortemente marcada pela morte. Muitos dos artistas que se encontravam no auge de sua produtividade também tiveram suas mortes nessa época. “há um paradoxo nesta etapa de adulto jovem: a pessoa chega ao seu apogeu, plenitude,mas, ao mesmo tempo, o auge tem data marcada para terminar – a morte está do outro lado” (Jaques, 1980; p.214).

Com relação aos cenários da sexualidade, do amor e da intimidade, é importante considerar a teoria do Ego de Erik Erikson, com relação a fase do jovem adulto e que tem como crise intimidade versus isolamento. A aquisição prévia de um senso de identidade pessoal e a dedicação a umtrabalho dão origem a uma nova dimensão interpessoal de intimidade. Nessa fase, levanta-se a questão da criação de vínculos íntimos, não só sexuais, mas vínculos afetivos (Erikson apud Pereira, 2005).

O jovem adulto isolado que evita “tais experiências, devida ao temor da perda do ego pode conduzir a uma profunda sensação de isolamento e uma consequente auto-absorção” Erikson apud Osório. ....
tracking img