Jornalismo esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNALISMO ESPORTIVO¹


RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar a atuação do profissional de jornalismo no campo esportivo. As estratégias e métodos utilizados para cobrir a ampla gama de eventos que incluem esportes como futebol, voleibol, futsal, basquetebol, corridas automobilísticas, entre outras atividades, e repassá-las ao público, seja no veículo televisão, rádio, jornal ouInternet. O item também denota a paixão pelo esporte, o que levou o profissional a escolher trabalhar nesse meio, dando ênfase ao sonho de se tornar jornalista e fazer o que sempre almejou, conseguindo também realizar o sonho de estar inserido na área esportiva.

Palavras-chave: jornalismo, profissional, veículo, esportivo, atuação.

1 INTRODUÇÃO

O esporte é considerado um fenômenosócio-cultural, de dimensão social incontestável e, através dos meios de comunicação, pode-se constatar que o esporte tem ocupado, mundialmente, uma posição bastante destacada. Os canais internacionais, especialmente os que se dedicam exclusivamente ao esporte, mostram que a área está organizada e, deste modo, tem merecido um enfoque informativo altamente especializado. (TAMBUCCI; Pascoal, 1997, p. 11)___________________
¹ Este artigo é referente a disciplina JORNALISMO E MERCADO, curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul.

O futebol se tornou, cedo, o grande esporte nacional. Em 1925, o Brasil já colecionava uma quantidade considerável de títulos para a época, como o Bi Campeonato Sul-Americano. Até hoje nossa pátria é conhecida como o“país do futebol” pelas conquistas adquiridas ao longo dos anos.
Os telespectadores, ouvintes, leitores e internautas procuram novidades no formato de apresentação da notícia. Inovação é sempre a palavra-chave, ainda mais com a exigência da “plateia” aumentando a cada dia.
Por trás das novidades e inovações, existe um grande número de pessoas que trabalham incansavelmente, dia e noite, para saciar aexigência de seu público. A concorrência é grande, e como consequência, o trabalho árduo também.

2 FORMAÇÃO

A falta de profissionais aptos para a representação do esporte no país é um dos maiores problemas para o jornalismo esportivo. As faculdades de comunicação espalhadas pelo Brasil negligenciam a área dos esportes, dando pouca importância a este que é um tema importante e dependente deuma abordagem especial. Somente quem se esforça e deseja mesmo seguir esse caminho é que consegue se destacar no campo dos esportes. Tudo está relacionado com o empenho próprio e busca de informações fora da faculdade.
Uma das coisas que mais preocupa é a invasão de pessoas que nada tem a ver com o jornalismo esportivo, e exercem a profissão em horários de folga dos seus outros compromissos parareceber uma pequena ajuda de custo. Como explica Carvalho (1988, p. 122) “[...] jornalistas que durante a semana são bancários, professores, mecânicos, funcionários públicos, e no sábado e domingo, sem vínculo com uma empresa de jornal ou rádio, fazem coberturas de jogos ou outros eventos esportivos [...]”.
Mas esta atitude chegou ao fim. Hoje, o jornalista precisa provar que ganha o piso regionalpara ter o direito de exercer a profissão. O que ajuda muito a promover jornalistas devidamente formados e com experiência para aplicar o que aprenderam na prática.
A diversificação do jornalismo esportivo é outro item a ser observado. Como o esporte abrange diversas modalidades, os jornalistas procuram se especializar em uma delas, ou seja, temos profissionais capazes de cobrir e entender oque se passa no local onde a disputa acontece. O desempenho melhora quando a pessoa sabe e gosta do que está falando. A especialização é um grande progresso, pois o esporte exige cada vez mais de seus locutores, comentaristas, cronistas, entre outros adeptos da área.
O mercado precisa disso, criatividade e diversificação. Torna o assunto mais atraente até para quem não se identifica muito com...
tracking img