Empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empirismo filosófico de Locke

->Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé. 

->Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ouseja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.

->Origem do termo

O empirismo afirma que a razão, com seus princípios, seus procedimentos e suas idéias, éadquirida
por nós através da experiência. Em grego, experiência se diz empeiria – donde, empirismo,
conhecimento empírico, isto é, conhecimento adquirido por meio da experiência.

->Jonh Locke um dos defensores do empirismo afirma que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por
nós através da experiência.( PODE SER UMA SITAÇÃO ) Antes da experiência, diz locke, nossa razão écomo uma “folha em
branco”, onde nada foi gravado. Somos como uma cera sem forma e sem nada impresso nela, até
que a experiência venha descrever na folha, gravar na tabula, dar forma à cera.

As idéias, trazidas pela experiência, isto é, pela sensação, pela percepção e pelo hábito, são levadas
à memória e, de lá, a razão as apanha para formar os pensamentos.

A experiência escreve e grava emnosso espírito as ideias e a razão irá associá-las, combiná-las ou
separá-las, formando todos os nossos pensamentos.

->John Locke é considerado o principal figurante do empirismo. Com sua corrente, denominada Tábula
Rasa, afirmou que as pessoas desconhecem tudo, mas que através de tentativas e erros aprendem e
conquistam experiência. Sua corrente também originou o behaviorismo que busca oentendimento
dos processos mentais internos do homem.
->Interessado em refletir sobre o processo de obtenção do conhecimento e a importância da educação para o indivíduo, Locke foi claro defensor do poder transformador das instituições de ensino. De acordo com seus ensaios,(PODE SER UMA SITAÇÃO ) ‘’o homem nascia sem dominar nenhuma forma de conhecimento e, somente com o passar dos anos, teriaa capacidade de acumulá-lo’’. A partir dessa premissa é que o autor britânico acreditava que as mazelas eram socialmente produzidas e poderiam ser superadas pelo homem.

O empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada à teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias. O nome empirismo vem do latim: empiria (experiência) e -ismo (sufixo quedetermina, entre outras coisas, uma corrente filosófica). Temos, assim, a “corrente filosófica da experiência”.
Ao longo de toda a história da filosofia, diversos pensadores abordaram a questão, dando importância ao conhecimento da experiência (da sensibilidade) ao invés de apenas ao intelectual. Entretanto, o principal defensor do empirismo foi John Locke (1632-1704), filósofo inglês. O empirismo defendidoficou conhecido como empirismo britânico, e influenciou diversos filósofos.
Locke defendeu que a experiência forma as ideias em nossa mente, no seu livro Ensaio acerca do entendimento humano, de 1690. Na introdução, ele escreve que “só a experiência preenche o espírito com ideias”. Para argumentar a favor, Locke critica o conceito de que já existem ideias em nossa mente (ideias inatas). Eleprocura demonstrar que qualquer ideia que temos não nasce conosco, mas se inicia na experiência.
A experiência, para Locke, não são as experiências de vida. Experiência para ele são as nossas sensações (sentidos). Ouvimos, enxergamos, tocamos, saboreamos e cheiramos. Cada um dos cinco sentidos leva informações para o nosso cérebro. Quando nascemos não sabemos o que é uma maçã, mas formamos a ideia de...
tracking img