Jornalismo esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Paula Ramos
"... O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam. Não acredito que alguém possa saber até que ela tenha se expressado em todas as artes e profissões abertas à habilidade humana."
Virginia Woolf
A luta por espaço entre o mundo esportivo não é atual. A história polêmica da participação femininanos esportes é tão antiga quanto os Jogos Olímpicos da Grécia, onde só os homens competiam e as mulheres nem mesmo assistiam aos jogos. As mudanças foram muito lentas, mas as mulheres conquistaram seu espaço no mundo dos esportes.Ainda no final do século XX, as mulheres lutavam para obterem maior participação feminina no esporte brasileiro. A primeira ciclista brasileira a participar dos JogosOlímpicos foi Claudia Carceoni, em Barcelona/1992, e também foi a única a participar do Tour de France em 1989.

Estas mudanças repercutiram diretamente nos programas esportivos da telinha. As mulheres vieram para soltar o verbo; entendem de basquete, rali, fórmula 1 e futebol. Em geral, aquelas que estão à frente do jornalismo esportivo não deixam de fazer parte do imenso grupo de amantes epraticantes femininas de esportes.

Os programas esportivos de TV deixam sua marca feminina. O Esporte Espetacular é um dos programas mais antigos da TV Globo (1973), mas nem por isso deixa de manter o bom humor e apresentar o lado descontraído do esporte. O programa é chefiado por uma mulher, Vivian Karla, e, dos quatro âncoras que se revezam, uma única vaga é preenchida por um jornalista homem, TinoMarcos.

O Esporte Espetacular é apresentado por Mylena Ciribelli (foto ao lado), apresentadora do programa desde 1991, Mariana Becker e Glenda Kozlowski, todas também no comando do Globo Esporte. Filha de atleta, Mylena sempre se ligou muito ao esporte; pensou até em ser jogadora de vôlei. Conhecida por seu carisma e dotada de um belo timbre de voz, já trabalhou como cantora. Em 1988 começouapresentar os boletins olímpicos de Seul e de fórmula 1. Com o esporte no sangue, a jornalista mostra o desempenho da mulher no jornalismo esportivo.
Glenda Kozlowski (foto acima do texto), na época de atleta, chamava a atenção pela desenvoltura com que falava nas entrevistas e era freqüentemente chamada para comentar as competições de bodyboard. Foi convidada pela Sportv para apresentar o programa360º e acabou se apaixonando pela profissão.

Mariana Becker (foto ao lado) sempre praticou esportes. Acompanhava as competições e achava que poderia ser mais do que espectadora. "O jornalismo esportivo sempre foi minha paixão", diz a garota, que se destacou em uma cobertura feita no Rali dos Sertões, em 2000, quando participou como repórter e competidora.

Para estar entre os programas dedestaque da TV brasileira, o Globo Esporte contou com a colaboração de muita gente e teve que mudar muito. Ao olhar para história do programa, grandes nomes aparecem, mas, entre eles, em vinte e três anos de existência, passaram somente editores do sexo masculino, como - Edil Valle Júnior, Ricardo Pereira, Luís Antônio Nascimento, José Antônio Geheim e João Ramalho. Sem dúvida, as mulheres marcamuma nova geração do jornalismo esportivo brasileiro, dando-lhe uma nova cara, desenvoltura e um pouco mais de emoção.

Não podemos nos esquecer que, além dos destaques apresentados, as jornalistas em geral participam cada vez mais do mundo dos esportes. Fátima Bernardes, eleita a musa do penta, saiu dos estúdios do Jornal Nacional para também brilhar nos esportes. Os elogios vieram não só docarisma e performance da apresentadora, mas do conteúdo apresentado em toda cobertura da Copa.

Desta vez, o campeonato que mais reúne homens no mundo contou com o toque feminino de uma grande jornalista que além do título de musa, teve o privilégio de fazer parte da história brasileira.
Ainda permanecem programas tradicionais de mesa redonda e comentários predominantemente masculinos sobre...
tracking img