Jornada rumo a luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jornada rumo à luz
OS FARÓIS já salvaram muitas vidas. Mas, para um viajante cansado, uma luz à distância não é apenas um alerta contra rochedos perigosos. Anuncia também que seu destino está próximo. De modo similar, os cristãos hoje estão na reta final de uma longa jornada por um mundo de escuridão, espiritualmente perigoso. A Bíblia compara a humanidade em geral, ou as massas afastadas deDeus, ao “mar revolto, [que] não pode sossegar, cujas águas lançam de si algas e lama”. (Isaías 57:20) Os servos de Deus estão cercados por um ambiente assim. Mas eles têm uma brilhante perspectiva de salvação, uma confiável luz figurativa. (Miquéias 7:8) Graças a Jeová e à sua Palavra escrita, “a própria luz brilhou para o justo e a alegria, até mesmo para os retos no coração”. — Salmo 97:11.Alguns cristãos, porém, desviaram-se da luz de Jeová e naufragaram na fé por causa de coisas comparáveis a rochedos traiçoeiros: materialismo, imoralidade e até mesmo apostasia. Sim, como no primeiro século, alguns hoje ‘sofrem naufrágio no que se refere à sua fé’. (1 Timóteo 1:19; 2 Pedro 2:13-15, 20-22) O novo mundo pode ser comparado ao nosso porto de destino. Estando tão perto agora, que tragédiaseria perdermos o favor de Jeová!
Evite o ‘naufrágio de sua fé’
Nos séculos passados, mesmo depois de navegar com segurança pelo vasto mar, um navio talvez afundasse ao se aproximar do porto. Muitas vezes, a etapa mais traiçoeira da viagem era quando o navio se aproximava da costa. De modo similar, para muitas pessoas, o período mais perigoso na história humana são os “últimos dias” deste sistemamundial, os quais a Bíblia adequadamente chama de tempos “difíceis de manejar”, em especial para os cristãos dedicados. — 2 Timóteo 3:1-5.
Por que estes últimos dias são tão difíceis? Bem, Satanás sabe que lhe resta apenas um “curto período” para guerrear contra o povo de Deus. Assim, ele intensifica sua perversa campanha de tentar naufragar a fé dos que servem a Jeová. (Revelação [Apocalipse]12:12, 17) Mas não estamos sem ajuda e orientação, pois Jeová ainda é um refúgio para os que acatam seus conselhos. (2 Samuel 22:31) Ele fornece exemplos alertadores que expõem os planos astutos, porém malignos, de Satanás. Vejamos dois desses exemplos relacionados com a nação de Israel quando esta se aproximava da Terra Prometida. — 1 Coríntios 10:11; 2 Coríntios 2:11.
Perto da Terra PrometidaSob a liderança de Moisés, o povo de Israel fugiu do Egito. Não muito tempo depois, eles se aproximaram do limite sul da Terra Prometida. Daí Moisés enviou 12 homens para espionar a terra. Dez espias sem fé voltaram com um relatório negativo, dizendo que Israel não poderia vencer os cananeus porque eles eram de “tamanho extraordinário” e militarmente fortes. Como isso afetou os israelitas? Oregistro diz que eles começaram a murmurar contra Moisés e Arão, dizendo: “Por que nos leva Jeová a esta terra para cairmos pela espada? Nossas esposas e nossos pequeninos ficarão por saque. . . . Designemos um cabeça e voltemos ao Egito!” — Números 13:1, 2, 28-32; 14:1-4.
Imagine! Esse mesmo povo havia visto Jeová humilhar o poderoso Egito — a potência mundial daqueles dias —, por meio de dez pragasdestrutivas e um atemorizante milagre no mar Vermelho. E a Terra Prometida estava bem diante deles, de modo que bastava irem em frente assim como um navio vai em direção a uma luz que indica seu destino. No entanto, eles achavam que Jeová não seria capaz de derrotar as relativamente insignificantes e divididas cidades-reinos de Canaã. Essa reação sem fé foi com certeza um grande desapontamento paraDeus e os dois espias corajosos, Josué e Calebe, que achavam que Canaã seria como “pão” para Israel. Por terem percorrido Canaã, esses dois tinham informações de primeira mão. Quando se decidiu que o povo não entraria na Terra Prometida, Josué e Calebe também tiveram de permanecer no ermo por décadas. Mas eles não morreram ali, junto com os infiéis. De fato, eles ajudaram a liderar a geração...
tracking img