Crescimento do mercado mobile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso de Gestão de Tecnologia da Informação
GTI140 – Estudo Dirigido em Tecnologia da Informação.




Crescimento do mercado para desenvolvimento de aplicativos mobile



Resumo: Entender melhor o crescimento do mercado de desenvolvimento Mobile, a evolução desta tecnologia, e como se tornaram uma realidade em nossocotidiano. Conhecer um pouco da história por trás das principais plataformas, a citar Google e Apple. Além dos grandes desafios das organizações em equilibrar os riscos e os benefícios da mobilidade.

Palavras Chaves: Mobile, Tecnologia Móvel.

Diante da evolução em que vivemos e economicamente quem somos, o fato de estarmos entre os países considerados emergentes nós brasileiros ganhamos maispoderio de compra e consequentemente o mercado tecnológico vem ganhando força.
É o oportuno dizer que há uma diferença brusca da tecnologia de hoje para 15 anos atrás, onde as mudanças ocorreram e estão ocorrendo de maneira bastante acelerada.
De fato não precisamos ir muito longe para lembrarmos da ficha telefônica, dos telefones com fio, bips ou até mesmo os famosos “tijolões”, estes foramcompletamente substituídos por celulares mega modernos e smarthphones com um milhão de funções. Ligações telefônicas passaram a ser secundárias com tantas funcionalidades como internet, aplicativos, jogos, dentre outros.
Ao mesmo tempo em que a evolução é rápida e assustadora é incrivelmente motivante caminhar lado a lado com ela. “Fazer parte das mudanças é muito mais encantador do que olhar comoespectador”.
Saindo do mundo hipotético e adentrando ao mundo numérico, a explosão de vendas de celulares, smarthphones e tablets superaram todas as expectativas e prospera-se para os próximos 3 (três) anos um percentual de crescimento na casa dos 800% em todo o mundo, segundo a consultora alemã Research-2Guindance especializada no ramo de TI.
Face ao exposto podemos afirmar que tal crescimento domercado vai influenciar o modo como a aplicação será entregue e vivenciada pelos consumidores, que por sua vez, definem para quais opções direcionar sua atenção e seu poder de compra.





Os aplicativos móveis já são uma realidade no nosso cotidiano. Acessar redes sociais, efetuar transações bancárias, ficar iterado no que acontece no país e no mundo em tempo real, comercio eletrônico,entretenimentos, tudo isso é possível através de aplicações móveis. Podemos ir além, programar a gravação de um programa favorito pelo seu celular, efetuar as compras de supermercado sem sair de casa, são alguns dos benefícios desta tecnologia, que veio para proporcionar maior agilidade aos nossos negócios e aumentar a produtividade e a eficácia do nosso dia a dia. De fato ficou mais divertido fazertarefas desagradáveis como ir ao banco, fazer compras do mês, comprar ingressos para shows, dentre outras. Tendo em vista essas situações, empresas estão investindo forte neste ramo, com o intuito de aumentar seus lucros e consequentemente dar um conforto maior a seu cliente. Em geral os ganhos esperados pelo uso de novas tecnologias, superam de longe a realidade após a implementação. A redução doscustos e da complexidade são alguns dos principais objetivos de negócios de desenvolvimento Mobile, porém da mesma forma que ocorre com a adoção de qualquer nova tecnologia, a mobilidade ainda é um desafio para as empresas de TI.

Há de salientar que o mercado Mobile carece de profissionais capacitados que se interesse em desenvolver sistemas tanto na plataforma IOS, quanto na Android. A demandapor desenvolvedores de aplicativos móveis cresce ano a ano e o mercado segue desesperado procurando profissionais com esse perfil. É o que confirma pesquisa divulgada recentemente pelo site de empregos Indeed. De acordo com a pesquisa, as palavras chaves HTML5, aplicativo para dispositivos móveis e Android se tornaram mais frequentes nos anúncios de emprego on-line ao longo de todo ano passado....
tracking img