John maynard keynes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-JOHN MAYNARD KEYNES -

































Introdução

Embora tenham se passado inúmeros anos desde a primeira publicação da obra mais importante de John Maynard Keynes, a Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda - mais conhecida como Teoria Geral -, este autor ainda tem sido foco muito importante nas discussões econômicas à medida queeste escreveu a respeito de interesses de âmbito mundial e atemporal.
O objetivo desse trabalho é a exposição clara de suas principais ideias e para que isso ocorresse foi necessário o exame de aspectos anteriores às suas principais publicações, sua obra principal e como suas teorias foram e são colocadas em prática.
Para uma boa análise das teorias desse autor inglês, nos preocupamosprimeiramente com uma análise sintética da vida deste, evidenciando onde e como sua intelectualidade se desenvolveu. Logo depois explicitamos como e porque sua teoria emerge e os principais tópicos desta. Após a análise de sua obra dissertamos acerca de como a mesma é colocada em prática e seus prolongamentos.
Finalmente, para que a análise do keynesianismo fosse feita de maneira concisaestudamos e abordamos a respeito de contestações feitas às teorias, pois nenhuma obra fica evidentemente clara e bem estudada quando não se observa criticamente toda sua amplitude.
Após essa análise de cunho sintético sobre a obra de J.M.Keynes chegamos a uma conclusão principal: Embora Keynes tenha dirigida usa obra apenas aos economistas profissionais, as ideias fundamentais quealicerçaram o seu pensamento são relativamente simples e estão ao alcance de todos os estudiosos dos problemas de Economia Política.


















“Sinto-me mais ligado às idéias fundamentais relativamente simples subjacentes à minha teoria do que às formas particulares em que as plasmei...”

J.M.Keynes, The Quarterly Journal of Economics, fevereiro, 1937, pág. 211
JohnMaynard Keynes: uma breve biografia
Da década de 1930 até os anos 1960 a posição ocupada por Keynes no campo do pensamento econômico era inigualável, permanecendo até hoje no centro das atenções, mesmo que também como alvo de críticas. Nasceu no dia 5 de junho de 1883, em uma família de classe média alta residente na cidade de Cambridge. Herdeiro mais velho de John Neville Keynes, Secretário daUniversidade de Cambridge, autor de uma das melhores metodologias da Economia (Scope and Method of Political Economy – 1981), e Florence Ada Keynes, autora de sucesso e pioneira na proposição de reformas sociais e ex-prefeita de Cambridge.
Keynes desde cedo tinha contrato estreito com os mais destacados economistas e filósofos da época, Marshall, H. Foxwell, H. Sidgwick, W. E. Johnston eJames Ward, por serem companheiros de Neville. Aos sete anos ingressou na pré-escola de Perse, mas, graças a lições que recebia em casa, aprendia mais do que lhe era ensinado. Em 1897, obteve uma bolsa para Eton, a melhor escola da Grã-Bretanha. Em 1902, foi para o King’s College, na Universidade de Cambridge. Orientado por E. W. Hobson que escreveu: “Ele não tinha um gênio específico para amatemática. Ele trilhava este caminho com certo esforço; não procurava aquelas regiões obscuras que são a alegria no coração do matemático profissional” (Apud O’Connor e Robertson, John Maynard Keynes).
Após ter conseguido o Tripos, menção honrosa no diploma de matemática conseguido em 1905, tornou-se um sério estudando de Economia. Em 1906, tirou segundo lugar no concurso para o serviço público; umcargo no Escritório da Índia como funcionário em treinamento. Ficou aborrecido com o resultado detalhado do exame: foi o primeiro colocado em Lógica, Redação e Psicologia e o pior desempenho tinha sido em Matemática e Economia. Não aceitava o resultado e comentou que sabia mais sobre esses assuntos que os examinadores; provavelmente, Keynes estava certo.
Após dois anos no Departamento...
tracking img