Jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O jogo vem sendo muito discutido na área da psicologia, mas no âmbito da educação necessita ser abordado com mais frequência, por considerar que estamos falando não somente de um lazer, de uma brincadeira. Talvez, aos olhos de um observador desatento, o jogo estaria limitado somente a isso, mas aos olhos de um educador, de um pesquisador consciente de sua importância, o mesmo estávinculado ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, a assimilação e apropriação da realidade, de conceitos, na construção de hipóteses, um meio para o desenvolvimento do pensamento abstrato criado numa situação imaginária pela criança.
A criança gosta de interagir e explorar o ambiente que está à sua volta, pegar, tocar, a partir do concreto, vivenciar a prática e as experiências que lhesão proporcionadas, pois a criança pequena ainda não possui funções psicológicas desenvolvidas a ponto de internalizar algo que é apresentado a ela de forma abstrata. O jogo é algo concreto que permite alcançar o abstrato.
A partir do entendimento de que o jogo é mais que uma ação lúdica, mas também um mediador e facilitador fundamental para a educação e desenvolvimento das crianças das sériesiniciais, a importância em estar discutindo esse tema me motivou para a realização da presente pesquisa. O estudo do tema me proporcionará um aprofundamento com relação aos fundamentos do jogo, o seu conhecimento teórico/ prático, sua importância na aprendizagem das crianças, além da reflexão da minha prática.

1. JOGOS INFANTIS: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
1.1 CONCEITOS DE JOGO
O emprego devários termos como sinônimo dificulta a conceituação do jogo. Brinquedo, jogo e brincadeira têm sido utilizados com o mesmo significado. De acordo com Friedmann (1996, p.16) brincadeira refere-se, basicamente, à ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada; jogo é compreendido como uma brincadeira que envolve regras; brinquedo é utilizado para designar osentido de objeto de brincar e a atividade lúdica abrange, de forma mais ampla, os conceitos anteriores.
O autor traz uma concepção cultural para o jogo argumentando que este é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quanto o raciocínio (Homo Sapiens) e a fabricação (Homo Faber); então, denomina o homem na sua essência cultural como Homo Ludens, significando que o elemento lúdicoestá na base do surgimento e desenvolvimento da civilização. O jogo pode ser definido como: “resultado de um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social; um sistema de regras e um objeto”.
Para Kishimoto (2003), definir a palavra jogo não é uma tarefa fácil, pelo mesmo, ao ser pronunciado, ser entendido de modo diferente por cada indivíduo, dando lugar a variadasdenominações. A variedade de fenômenos considerados "jogo" mostra a complexidade em defini-lo. Há vários tipos de jogos: faz de conta, simbólicos, motores, sensórios motores, cognitivos, intelectuais, de exterior, interior, individuais, coletivos, metafóricos, verbais, de palavras, políticos, de adultos, animais, de salão, e inúmeros outros classificados na categoria jogo.
Para Brougére "O jogo sóexiste dentro de um sistema de designação, de interpretação das atividades humanas" (1998, p.21). O jogo não dispõe de um comportamento específico, mas são, sobretudo, uma questão de interpretação, os autores sociais que encarregam de dar sentido à atividade. O Jogo se dá num sistema de significações que nos leva a interpretar o brincar, em função da visão que temos dessa atividade.

1.2CARACTERÍSTICAS DO JOGO
Uma das características do jogo é a existência de regras, implícitas ou explicitas; o caráter não sério da ação; o prazer, ou desprazer que envolve o jogador na situação lúdica e o seu caráter fictício ou representativo, (comuns nos jogos de faz de conta) o caráter não sério, o que não implica que a brincadeira infantil não seja séria, pelo contrário, quando a criança brinca,...
tracking img