Os problemas de saude e prestaçaode serviços desaude

5662 palavras 23 páginas
HISTÓRIA DOS TRANSPLANTES

1. Introdução

A idéia de escrever sobre a história dos transplantes se deu em decorrência de que, de certo modo, há uma crônica de triunfos técnicos e científicos dentro dessa modalidade de tratamento. È também uma história de ansiedade e de sérios questionamentos morais que refletem as mudanças dialéticas entre os problemas éticos de experiências arriscadas de um lado e, de outro, a terapêutica de rotina que dispõem de escassos recursos (Lamb, 2000).

Assim como as experiências dão lugar à terapêutica de rotina, existe o problema de quando o cirurgião deve parar de ser um experimentador e tornar -se um clínico. No transplante de órgãos outros problemas morais vão surgindo, ao tempo que a dialética muda os princípios éticos das situações de alto risco para os da obtenção e distribuição eqüitativa de órgãos e recursos terapêuticos.

Há algum tempo que os transplantes de órgãos sólidos tornaram -se rotineiros, mas os problemas da obtenção e distribuição de órgãos aumentaram intensamente. Entende-se que esses problemas não podem ficar confinados às discussões formais entre profissionais da medicina; eles despertam questões de fundamental interesse de toda a sociedade. Há a necessidade de um papel governamental e dos meios de comunicação responsáveis, principalmente se os esforços para a obtenção e distribuição tiverem por base fundamentos eqüitativos.

Existe a necessidade de fundos financeiros públicos para os aspectos experimentais e clínicos das cirurgias de transplantes, e não é meramente uma questão de gastar o dinheiro público. Também a questão de persuadir o público a doar seus órgãos, realça a grande necessidade de um público informado participar de debates sobre os transplantes de órgãos, e a necessidade de analisar os aspectos éticos como prelúdio às diretrizes públicas, sob a forma de estatutos, dispositivos com força de lei e acordos internacionais (Lamb, 2000).
Há algum tempo que os transplantes de órgãos sólidos tornaram-se

Relacionados