Jogos cooperativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 151 (37568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS COOPERATIVOS:
O JOGO E O ESPORTE COMO UM EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA

FÁBIO OTUZI BROTTO

CAMPINAS 1999

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2

JOGOS COOPERATIVOS:
O JOGO E O ESPORTE COMO UM EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA

Este exemplar corresponde à redação final da Dissertação de Mestradoapresentada por Fábio Otuzi Brotto e aprovada pela comissão examinadora composta pelos Professores Ídico Luiz Pellegrinotti, Luiz Alberto Lorenzetto e Roberto Rodrigues Paes, em 17 de setembro de 1999.

Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes
Orientador e presidente da Comissão Examinadora

Campinas, 17 de setembro de 1999

3

FICHA CATALOGRÁFICA E LABORADA PELA BIBLIOTECA -FEF UNICAMP Brotto,Fábio Otuzi Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência / Fábio Otuzi Brotto. – Campinas, SP : [s.n.], 1 999. Orientador: Roberto Rodrigues Paes Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. 1. Jogos em grupo. 2. Esporte -Estudo e ensino. 3.Interação social. I. Paes, Roberto Rodrigues.
II. Universidade Estadual de Campinas,Faculdade de Educação Física. II. Título.

B795j

4

EU OFEREÇO

Dedico este ‚Exercício de Convivência‛, a Eneide Otuzi Brotto, minha mãe e principal orientadora no caminho da vida; e para Osmar Brotto, meu pai... sempre presente. Ofereço à Gisela minha e-terna parceira, que algumas vezes não me acompanha, mas sempre me compõe. E à Tiê e Ilê, e para os filhos dos filhos de seus (e de todosos outros) filhos... frutos e sementes do Jogo Essencial.

5

EU AGRADEÇO
Eu agradeço ao Prof. ‚Roberto‛ Rodrigues Paes, meu grande parceiro e guia seguro que, quando me vi mergulhado no tu rbilhão de idéias confusas e ideais difusos, transbordou os limites de sua generosidade e sabedoria, me ajudando a enxergar com clareza o rumo a seguir e a descobrir o compasso possível. Também, sou muitograto ao Prof. Ídico Luiz Pellegrinotti, o ‚Deco‛, que com seu jeito apaixonado de Ser, participou deste Jogo desde o início, irradiando a con -fiança necessária para nutrir a Vida pulsante no coração de cada um de todos nós. Desde muito antes desta aventura pela ciência, venho sendo tocado na consciência pela presença sensível e amorosa do ‚mestre‛ Luiz Alberto Lorenzetto, a quem souprofundamente agradecido e suavemente ligado. Ao meu amigo Cesar Barbieri, agradeço pela leitura dedicada, crítica e re-creativa e mais ainda, pela Trans -Piração compartilha da. Agradeço aos servidores da FEF -UNICAMP pelo suporte e disponibilidade em colaborar com a realização deste e de tantos outros ‚projetos de estudo e de vida‛. Agora, re-lembro o tempo em que voltava correndo da escola, almoçava aspressas e saia voand o... para a aula de Educação Física. Ah! Como eu adorava jogar basquete na quadra que construímos, bater uma bolinha no campinho de terra cuidado pela garotada, fazer exercício com halteres de lata de leite em pó, pendurar na barra só pelo prazer de auto-sustentar-me... Pois é, eu era capaz de largar tudo, tudo mesmo, só para ir |quele lugar m{gico: a aula do ‚Seu Zé Maria‛.Neste momento, ainda sou capaz de ouvir o jeitão dele chamar a turma: ‚Tsitsitsi, turminha!‛ Graças ao senhor, Prof. José Maria Abdal la, eu continuo por aqui. Valeu, professor!

6

O MEU OLHAR é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trás... E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca ante s eutinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial Que tem uma criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deveras... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do Mundo... Creio no mundo como um malmequer, Porque o vejo. Mas não penso nele Porque pensar é não compreender... O Mundo não se fez para pensarmos nele (Pensar é estar doente dos olhos) Mas para...
tracking img