Jogos cooperativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na teoria dos jogos, um jogo cooperativo é um jogo onde um grupo de jogadores (as coalizões) são instruído a demonstrarem comportamento cooperativo, transformando o jogo em umacompetição entre grupos ao invés de uma competição entre indivíduos. Um exemplo desse tipo de jogo é o jogo de coordenação, onde os jogadores precisam entrar em um consenso sobre o processo dedecisão.
Jogos recreativos raramente são cooperativos. Isso geralmente acontece porque eles normalmente carecem de mecanismos que incentivem o comportamento coordenado dos membros deuma coalização. Tais mecanismos, por um outro lado, são comuns na vida real (como o fechamento de um contrato, por exemplo).


Definição matemática

Um jogo cooperativo é dadoespecificando um valor para cada coalizão. Formalmente, o jogo coalizional consiste em um conjunto finito de jogadores [pic], chamado de grande coalização que é uma funçãocaracterística [pic] que mapeia um conjunto de coalizões para um conjunto de recompensas, tal que [pic]. Esta função descreve o quanto uns conjuntos de jogadores podem acumular caso formem uma coalizão,sendo este jogo conhecido como jogo de valor ou jogo de lucro. Assim, os jogadores devem escolher quais coalizões formar de acordo com suas expectativas sobre o modo como a recompensaserá dividida entre os membros da coalizão.

De modo análogo, um jogo cooperativo também pode ser definido como uma função de custo característica [pic] que satisfaça [pic]. Neste caso,os jogadores devem cumprir alguma tarefa e a função [pic] representa o valor que o conjunto de jogadores requer para executar a tarefa em conjunto. Um jogo deste tipo é conhecidocomo jogo de custo. Embora as maiorias dos jogos cooperativos na teoria dos jogos lidem com jogos de lucro, todos os conceitos podem ser facilmente traduzidos para um jogo de custo.
tracking img