Joao caruso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascido em Palermo, na Sicília, Itália, em 22 de maio de 1908, filho de Salvador Caruso Mac Donald e de Anita Scuderi, João Caruso veio para o Brasil apenas com 18 dias de idade, a bordo do navio Mendonza, que aportou em Santos, dois meses após. Seu pai, formado em medicina em Palermo, imigrou para exercer a profissão de medico inicialmente em Nova Orleans, Santa Catarina, e a partir de 1911 emVeranópolis, então denominada Alfredo Chaves, dada a carência de médicos no interior do Brasil no inicio do século. Tendo passado sua infância em Alfredo Chaves, João Caruso continuou seus estudos no Ginásio Maria dos Irmãos Maristas, na cidade de Santa Maria, e foi para Porto Alegre cursar a faculdade de engenharia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Depois de um ano de estudo sentiusua vocação para as ciências jurídicas, e ingressou na Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1928. Com o falecimento de sua mãe, no final do mesmo ano, seu pai ficou profundamente abalado e diminuiu sua atividade profissional por alguns anos, não podendo mais sustentar seus filhos em Porto Alegre.
Tendo concluído seu terceiro ano na faculdade. João Caruso decidiu aliviar a carga que pesavasobre os ombros de seu pai, e juntamente com seu colega Hiram Sampaio resolveu advogar ainda estudante em Erexim. Ao tempo era livre no exercício profissional. Foi assim que em nove de fevereiro de 1931, com quinhentos mil réis no bolso, tomou um ônibus que ao cabo de 14 horas lhe deixou em seu novo mundo.
O casario de madeira, de vários estilos ou sem estilo, se amontava, um junto a outro,formando um cenário de cinema. Não havia um metro de calçamento. As dificuldades para um estudante inexperiente, sem dinheiro, eram enormes, mas nada arrefecia o seu animo. Havia chegado para vencer ou perder. Tornou-se alguns meses depois conhecido por seus artigos como colaborador do jornal erexinense dirigido por Antão Chagas.
Estourou a revolução constitucionalista, em nove de julho de 1932.João Caruso, que já havia lutado no litoral catarinense na revolução de 1930, na defesa da justiça eleitoral, não trepidou um segundo, e integrou o 8° Corpo Auxiliar da Brigada Militar do Estado, sendo nomeado tenente, comparecendo em São Paulo nas linhas de combate para a defesa do movimento de 1930.
Terminada a luta com a manutenção de Getúlio Vargas, tornou-se vago o Juizado Municipal e Carusofoi convidado para ocupar o cargo, que assumiu com 24 anos de idade, ainda em 1932.
Sobraram-lhe energias, para atirar-se ao trabalho, oque o elevou no conceito dos advogados e do Dr. Aguinaldo da Silva Leal, primeiro Juiz da Comarca de Erechim com ampla jurisdição.
João Caruso pôde então casar-se com sua namorada Maria Hedy Spalding Caruso, vindo a residir na Antiga Rua Ceará, hoje TorresGonçalves, onde nasceram seus sete filhos. Destituído do cargo de Juiz Municipal, em 1934, pelo Interventor do Estado, General Flores da Cunha, por inimizade com o Prefeito Municipal. No regime discricionário anterior a Lei Maior de 1934, as nomeações de Juízes dependiam de injunções políticas.
Caruso teve novamente alterado seu destino pelos moinhos dos deuses, e retornou ao exercício da advocacia,concluído seu curso universitário.
O enfrentamento com o prefeito já o havia transformado ainda com 26 anos de idade em líder político, pois contava com o apoio da população. Já era na época o orador oficial do povo de Erechim e em poucos anos tornou-se advogado dos mais renomados de todo o Estado.
Naturalizou-se brasileiro em 16 de abril de 1941, passando a identificar-se como João Caruso,face ao sobrenome de seu progenitor, e não mais como João Caruso Scuderi (na Itália o matronímico é o último sobrenome).
Com a redemocratização do País, em 1945, participou da fundação da União Social Brasileira, ao lado de Alberto Pasqualini, agremiação política que em 1946, foi absorvida pelo Partido Trabalhista Brasileiro, criado pelo ex-Presidente, Getúlio Vargas. Não concorreu às...
tracking img