A princesa e a ervilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: A PRINCESA E A ERVILHA



Acadêmica: Karicielli Monica Alvin Ribeiro


INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre a apropriação da ficção com a realidade de uma forma imaginaria, porém bem real. Tendo como texto base o conto de fada “A princesa e a Ervilha” de Hans Christian Andersen.
Trabalho executado sob a orientação da professora Márcia Horácio Barbosa,disciplina Teoria e Prática das Linguagens, com o objetivo de mostrar a importância do uso de textos contos de fadas no processo de alfabetização da criança, levando a criança a ser alfabetizada e a sonhar com um mundo melhor. Sendo que o mau uso desses textos pode prejudicar o processo de alfabetização, causando desinteresses nas crianças pelo habito da leitura.
O uso continuo de estórias desde osprimeiros anos de vida até o período escolar tem feito toda a diferença nesse processo, pois a criança ao adentrar uma escola cujo já tenha vivenciado historias infantis seu desenvolvimento será em processo mais acelerado e de melhor qualidade.




CONTOS DE FADAS

Ao ler uma história a uma criança, a mesma se identifica com essas história e logo pede para que leia novamente a históriaa ela. A criança consegue ver na história situações iguais às situações vividas por ela mesma na vida real, e ao se identificar com essas situações tenta encontrar a solução dentro do conto, pois se o conto sempre tem um final feliz ela em seu subconsciente também terá um final feliz.
Quando uma criança vem ao mundo, não sabe ao certo para que veio, o que ira fazer, ainda não tem significado parasua vida, ela só encontrará um significado depois de tempos, com as varias experiências sofrida, com os vários problemas situacionais gerados no seu cotidiano. O adulto é, no entanto um agente ajudador nesse processo de busca do EU de cada criança, ele tem como obrigação levar a criança a se encontrar a dar significado para a sua vida, essa responsabilidade começa com os pais e vai até oprofessor. Porém essa teoria não é tão fácil como parece, pois existem aqueles que já estão marcados por desilusões sofridas, pode-se dizer que a vida não foi tão fácil, os sonhos ao longo do processo da caminhada se perderam e não foram conquistados e acabaram morrendo.
A vida pode ter vários significados, várias motivações, ela pode construir ou destruir sonhos, basta apenas ser olhada de ângulosdiferentes, geralmente os adultos por várias experiências dolorosas já não conseguem acreditar que a vida pode ser como em contos de fadas, onde sempre tem um final feliz.
Por acreditarem que a vida não é um conto de fada, transmitem essa desilusão a seus descendentes, trabalhando diretamente na mente das crianças com palavras duras como “isso não existe”, “isso só acontece em desenhos”, “a vidanão é tão fácil”, “até hoje não encontrei o meu príncipe/ princesa encantado/encantada”, e seus filhos, netos, sobrinhos ao crescerem ouvindo essas palavras, logo também acreditam que os desenhos, livros, contos, não passam de pura historia de imaginação.
Durante o processo de educação de uma criança tanto pais como professores se dispõem de um ajudador muito eficaz, os contos de fada que vêm comoum instrumento que ajudam a enfrentar situações cotidianas e não correr dos problemas.

Para que uma estória realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecerplenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam. (BETTELHEIM, 1980, p. 13).


Segundo (Luciane Knüppe, 2002) “Os contos de fadas ensinam as crianças a enfrentar os sentimentos, seja de perda, angústia, medo ou amor...”. Esses problemas existenciais são característicos dos contos de fadas que colocam um dilema que permite a criança a aprender o...
tracking img