Cultura italiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Tendo em vista a carência de material de pesquisa voltado diretamente à história da gastronomia, faz-se necessário a busca e a integração interdisciplinar para formação de material conciso e que possa ser disponibilizado à pesquisa.
A necessidade do conhecimento de história e cultura de um povo destina-se a todas as áreas de estudo, sendo que o domínio da mesma possibilita melhorcontextualização e solidifica o poder de oratória, visto que para esse é necessário conhecimento desde a base do assunto até suas entrelinhas, na gastronomia não é diferente, para um bom chef, não basta apenas manipular o ingrediente da forma correta, mas sim, é necessário saber sua origem, bem como trabalhar as receitas originais, que foram trazidas por uma cultura externa a que iniciou-se no país,“Não podemos nos esquecer ainda da influência dos povos imigrantes, principalmente da Europa e da Ásia

Palavras-chave:





































SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS

3 METODOLOGIA

4 REFERENCIAL TEÓRICO

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

6 CONSIDERAÇÕES FINAISREFERÊNCIAS

APÊNDICES

ANEXOS


* Observação
• No caso do Trabalho de Iniciação Cientifica – TIC seguir a metodologia da pesquisa bibliográfica suprimi-se o item REFERENCIAL TEÓRICO contemplando-o na ANÁLISE DOS RESULTADOS de forma mais aprofundada





1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista a carência de material de pesquisa voltado diretamente à história da gastronomia, faz-senecessário a busca e a integração interdisciplinar para formação de material conciso e que possa ser disponibilizado à pesquisa.
A necessidade do conhecimento de história e cultura de um povo destina-se a todas as áreas de estudo, sendo que o domínio da mesma possibilita melhor contextualização e solidifica o poder de oratória, visto que para esse é necessário conhecimento desde a base doassunto até suas entrelinhas, na gastronomia não é diferente, para um bom chef, não basta apenas manipular o ingrediente da forma correta, mas sim, é necessário saber sua origem, bem como trabalhar as receitas originais, que foram trazidas por uma cultura externa a que iniciou-se no país, “Não podemos nos esquecer ainda da influência dos povos imigrantes, principalmente da Europa e da Ásia [...]” (LEAL,1998, p.123).
A forma de vida de cada grupo é identificada como cultura. Uma cultura pode ver o alimento como uma forma de saciar a fome e outra como uma fonte de prazer e oportunidade de socialização. A família, a igreja, a escola passa a prática cultural de uma geração para outra. Cada pessoa seleciona e consome alimentos baseada nesse guia cultural (MEDVED, 1981).
A gastronomia, sem dúvida,está ganhando terreno como atração tanto para residentes como para turistas. Não só nutre o corpo e o espírito, mas faz parte da cultura dos povos”. (SCHLÜTER, 2003, p.89). Ambas as citações mostram a gastronomia como importante forma de socialização e identificação de um cultura
De uma forma geral este estudo vem sendo realizado por pesquisadores no ramo da história, mas nada que tenha sidodesenvolvido especialmente para a gastronomia, espera-se com este, auxiliar e facilitar o estudo de pesquisadores na área, bem como sanar a necessidade de material para pesquisa em geral.
O que levantou o questionamento de pesquisa foi a necessidade do conhecimento das influências estrangeiras no nosso Estado, a partir desta temos como questionamento de pesquisa: Qual a importância e a influência dagastronomia Italiana no estado de Santa Catarina?
Salienta-se que há possibilidade de desenvolver este estudo devido a importância do contexto histórico-cultural para a formação do profissional de Gastronomia, bem como por acesso às fontes de caráter secundário disponíveis, que serão utilizadas como fonte de pesquisa.





























2 OBJETIVOS...
tracking img