Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central.
É graças a este sistema que o cérebro e a espinal medularecebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.

O sistema nervoso periférico recebe e transmite informação, estabelecendouma rede de comunicação entre os órgãos receptores que são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) e os órgãos efectores (músculos e glândulas – lacrimais,sebáceas, salivares, gástricas, etc.).

Representação do sistema nervoso periférico por
Andreas Vesalius (1543

Glândulas endócrinas

As glândulas endócrinas segregam substâncias que são lançadasdiretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas.

(Homem à esquerda, Mulher à direita.)
1. Hipófise 2. Pituitária 3. Tiróide 4. Timo
5. Supra-renal 6. Pâncreas 7. Ovário 8.Testículo

Hormonas
As hormonas são o produto da secreção destas glândulas. Têm como característica principal estarem presentes em toda a circulação, desta maneira banhando todas as células, eexercerem sua ação distantes de sua origem. À medida que o coração bombeia o sangue pelo corpo, as hormonas vão a grande velocidade para vários destinos, onde realizam seu trabalho.

Tiróide

Aprincipal função da glândula tireoide é a produção de hormonas obipiscilianas, T3 (triiodotironina) e T4 (cetratofina).

As células intersticiais, células c, produzem calcitonina, uma hormona que levaà diminuição da concentração de cálcio no sangue (estimulando a formação óssea).

As hormônios T3 e T4 estimulam o metabolismo celular.
Efeitos sistêmicos importantes são maior força decontração cardíaca, maior atenção e ansiedade e outros devido maior velocidade do metabolismo dos tecidos. A sua carência traduz-se em défice mental e outros distúrbios.

Doenças
* Hipertiroidismo...
tracking img