Jefferson dagmar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino Aprendizagem do Conceito de Função Através da Metodologia de Resolução de Problemas

Jefferson Dagmar Pessoa Brandão* Silvanio de Andrade**

GD3 – Educação Matemática no Ensino Médio

RESUMO
Este projeto tem como objetivo investigar as potencialidades que a resolução de problemas, como metodologia de ensino, pode oferece à formação de conceitos do conteúdo de função na primeiraserie do ensino médio. Fundamentaremos nossa pesquisa através das concepções de vários autores que pesquisam sobre o uso da metodologia de resolução de problemas e sobre o conceito de função. Este trabalho será desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, onde optaremos por uma abordagem de pesquisa pedagógica em que atuamos como professor-pesquisador de sua própria sala de aula. Com esseestudo pretende-se contribuir com as discussões da educação matemática, no que tange a resolução de problemas e a construção do conceito de função.

Palavras-chave: Formação de conceitos, Resolução de problemas, Ensino aprendizagem, sala de aula.

INTRODUÇÃO Constatamos ao longo de nossa experiência como professor do ensino médio e através de leituras de algumas pesquisas que uma das dificuldadesde ensino aprendizagem na matemática está relacionada com a apreensão do conceito de função. A compreensão deste conceito é de extrema importância não apenas pela sua aplicabilidade, mas também, por ser um pré-requisito ao estudo de outros conceitos. Constamos isto nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, (PCNEM, 1999, p. 42) ao fazer referência ao ensino de função:
*Mestrando emEnsino de Ciências e Matemática – UEPB; Especialista em Educação Matemática – UEPB. Especialista em Educação Inclusiva – ISEC. jeffdagmar@oi.com.br **Orientador – Doutor em Educação Matemática e docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – UEPB. silvanio@usp.br

Além das conexões internas à própria matemática, o conceito de função desempenha também papelimportante para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construção de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, com a Física, Geografia ou Economia.

Apesar de os alunos frequentemente estarem em contato com expressões que utilizam o termo função com o sentido de dependência, o que vemos é que o ensino de matemática muitadas vezes vem sendo feito de forma mecânica, valorizando demais o ensino aprendizagem de algoritmos, dando ênfase a resolução de exercícios a partir de regras e práticas formais, frequentemente abandonando a noção de dependência, o que ocasiona em prejuízo do entendimento deste conceito. Temos um grande desafio como professores de matemática, devemos apresentar aos nossos alunos uma matemáticacompreensível, que os atraia, para tanto acreditamos que os alunos devem ser participantes no processo de construção de qualquer conceito matemático. Este desafio é que faz surge nosso interesse em desenvolver um trabalho para introduzir o conceito de função para alunos do ensino médio, com o intuito de que o aluno compreenda de forma satisfatória este conceito. Para alcançarmos nosso intuitopretendemos elaborarmos uma sequencia didática e a aplicarmos através da metodologia de resolução de problemas, esta sequencia tem como objetivo fazer com que os alunos avancem nas compreensões sobre o conceito de função. Buscaremos ao longo de nossa pesquisa analisar qual a contribuição que a metodologia de resolução de problemas pode oferecer para o ensino aprendizagem do conceito de função. Utilizaremosesta metodologia porque acreditamos que ela permitirá despertar nos alunos o gosto pela matemática, tornando-os críticos, com autonomia para construir os conceitos matemáticos e consiga relacionar esses conceitos com situações de seus cotidianos e, assim, participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem.

O PROJETO DE PESQUISA É evidente que é necessário mais que uma aprendizagem...
tracking img