Projovem Trabalhador

Páginas: 79 (19715 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015


PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR/ JUVENTUDE CIDADÃ 2009/2010







RELATÓRIO GERAL DE RESULTADO










ESTADO DO PIAUÍ





SUMÁRIO

Apresentação 3
Identificação da Instituição Executora 4
Identificação da Equipe Tecnica
A SETRE no Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã
(objetivos e metas) 9
Do público Alvo/Perfil do Jovem 10
Seleção da Entidade ExecutoraDivulgação e Mobilização dos Jovens
Inscriçoes
Implantação do SINPROJOVEM
Qualificação Social e Profissional
Aspectos pedagógicos...........................................................................
Atividades Extras(Feiras e Eventos)
Evasão
Monitoramento
Certificação
Inserção
Avaliação
Conclusão
Anexos aorelatório................................................................................






APRESENTAÇÃO

No contexto atual das políticas públicas do Brasil, especialmente nestas primeiras décadas do século XXI, e tendo-se como destaque do presente relatório o Estado do Piauí, exibe-secomo marco histórico o fato de que construíram-se novas concepções para as referidas políticas públicas, que passaram a incluir as questões relacionadas à juventude de forma mais consistente e especializada. Nesta cosmovisão, emergiram dados que indicaram que os jovens são os mais atingidos pelas transformações no mundo do trabalho e pelas distintas formas de violência física e simbólica quecaracterizam estes tempo. Antes, os jovens com idade superior a 18 anos eram mantidos por políticas voltadas para a população em geral e as políticas públicas para a juventude eram marcadas por uma abordagem unicamente emergencial, cujo foco era o jovem em situação de risco social. Neste novo tempo que ergue fundações voltadas para o social, alargaram-se os focos de interesse em relação à realidadedos jovens brasileiros que, em grande número, espalhados em todo o país, alcançam a idade de conseguirem inserção no mundo do trabalho.
Diante do desafio de inovar e abrir novas trilhas para a juventude brasileira, o Governo Federal promoveu estudos e passou a reconhecer que a juventude do país traz, dentre suas características, grande heterogeneidade, consubstanciada nas distinções de aspectosculturais, educacionais, econômicos e sociais, além das especificidades atinentes às regiões de onde esses jovens são oriundos ou se encontram inseridos. Este novo olhar inaugurou uma nova modalidade de política pública, que considera a juventude como um segmento social portador de direitos e protagonistas do desenvolvimento nacional, ganhando maior visibilidade. Tal concepção é norteada por duasgrandes noções fundamentais: oportunidades e direitos. As ações e programas do Governo Federal buscam oferecer oportunidades e garantir direitos aos jovens para que possam participar da construção de uma vida cidadã no Brasil.

O Piauí tem se integrado a essa nova concepção de políticas públicas para a juventude, implementando, de forma aguerrida, o Projovem Trabalhador em diversos municípios doestado.
Para espelhar essa realidade e inserido nesse universo em transformação, este relatório tem como objetivo apresentar uma síntese das atividades desenvolvidas pelo Programa Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, administrado e executado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Estado do Piauí- SETRE numa parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, tendo ainda comoparceira de execução a entidade educacional Fundação de Apoio Tecnológico – FUNATEC, no período 2009-2010. Nestas novas trilhas, o objetivo específico do programa em tela foi a oferta de qualificação social e profissional para oportunizar mais acessos a oportunidades de trabalho, emprego e renda para esses jovens em situação de vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, com vistas à inserção nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projovem
  • Projovem
  • Projovem
  • projovem
  • Projovem
  • Projovem
  • projovem
  • RELATO DE DOCÊNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!