Jean-Jacques Rousseau

Páginas: 18 (4404 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
Jean-Jacques Rousseau nasceu em 28 de Junho de1712 e faleceu em, 2 de Julho de 1778
Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Defendia ateoria do contrato social/Contrato Social livre de corrupção, ferrenho defensor da natureza, para ele, os homens são todos iguais, a sua vocação comum é o estado de homens e, qualquer pessoa que seja bem educada para isso, não pode exercer mal esse estado.

John Dewey, nasceu em 20 de Outubro de 1859 e faleceu em 01 de Junho de 1952, foi um filósofo, pedagogo e pedagogista norte-americano, foiconsiderado o expoente máximo da escola progressiva americana
Suas idéias, embora bastante populares, nunca foram ampla e profundamente integradas nas escolas públicas norte-americanas, embora alguns dos valores e premissas tenham se difundido. Suas idéias de "Educação Progressiva" foram duramente perseguidas no período da Guerra Fria, quando a preocupação dominante era criar e manter uma eliteintelectual científica e tecnológica, para fins militares. No período pós-Guerra Fria, entretanto, os preceitos da Educação Progressiva ressurgiram na reforma de muitas escolas, e o sistema teórico de educação formulado a partir das pesquisas de Dewey tem evoluído.
A idéia básica do pensamento de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espíritocrítico do aluno.
Para ele, o pensamento não existe isolado da acção. A educação deve servir para resolver situações da vida e a acção educativa tem como elemento fundamental o aperfeiçoamento das relações sociais4 .
Apesar disso, dessa compreensão ser fácil de entender e as suas idéias tenham sido muito populares durante sua vida e postumamente, sua adequação à prática sempre foi problemática.Seus escritos são de difícil leitura: ele tem uma tendência para utilizar termos novos, e frases complexas fazem com que seu pensamento seja extremamente mal entendido, forçando reinterpretações dos textos. Apesar de permanecer como um dos intelectuais norte-americanos mais conhecidos, o público não conhece o seu pensamento. Muitos que pensavam seguir uma linha deweyana, estavam, na verdade, muitolonge disto. O próprio Dewey tentou frear alguns entusiastas, sem muito sucesso.
Ao mesmo tempo, outras idéias e propostas de Educação Progressiva foram surgindo, boa parte delas influenciada por Dewey, embora não necessariamente derivadas das suas teorias. Entre essas ideias, algumas tornaram-se igualmente populares, umas mais ou menos aplicáveis na prática e outras contraditórias, comoregistram historiadores, a exemplo de Herbert Kliebard.
Frequentemente diz-se que a Educação Progressiva fracassou, mas isto depende do que as pessoas entendem por "evolução" e "fracasso". Muitas formas de educação progressiva tiveram sucesso e transformaram a paisagem educacional. A quase onipresença dos serviços de orientação ou aconselhamento, para citar-se um exemplo, é fruto das idéiasprogressivas. Derivações radicais do progressivismo educacional quase nunca foram testadas, e quando o foram não tiveram vida longa.
A primeira objeção seria, como admite o próprio Dewey, a de que o processo de investigação pressupõe a lógica e não pode ser êle próprio fons et origo das formas lógicas. Por menos provável que o pareça, entretanto, a realidade é que o processo elaborou e está a elaborarestas "formas" lógicas. Todo avanço no processo de obter o conhecimento proveio de auto-correção dêste mesmo processo.

William Heard Kilpatrick
Kilpatrick nasceu nos EUA 20 de novembro 1871 e faleceu em 13 de fevereiro de 1965 pedagogo contemporâneo discípulo de Dewey parte da importância da intenção entre objeto de estudo ao aprendizado, numa ação de métodos e conteúdos disciplinares e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida de Jean Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau Tópicos
  • Jean Jacques Rousseau Resumo
  • Jean jacques rousseau o filosofo
  • Jean jacques rousseau

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!