metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


FACULDADE META - FAMETA
CURSO DE FARMÁCIA



PLANTA MEDICINAL MAMACADELA E SUAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES MEDICINAIS PARA O TRATAMENTO DO VITILIGO




Proponentes: Talita Matny
Uiliane Silva
Lauana Chalub
Tiago de Olinda
Rayane Oliveira

Orientador: Profª Dr.ª Eliete Sousa







Rio Branco
2014




Talita MatnyUiliane Silva
Lauana Chalub
Tiago de Olinda
Rayane Oliveira




PLANTA MEDICINAL MAMACADELA E SUAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES MEDICINAIS PARA O TRATAMENTO DO VITILIGO








Relatório de pesquisa apresentado â disciplina de Metodologia Científica como parte da avaliação da N4.

Orientador: Profa. Dra. Eliete SousaRio Branco
2013
Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer à nossa profa. Dra. Eliete Souza por todo o apoio e também por ter nos ajudado durante a realização deste relatório, e a todos que contribuíram de alguma forma para o término deste.





















































“Existe uma forçaque nos leva a viver, que nos faz recomeçar. Que nos faz sorrir, que nos faz suportar as dores, a saudade. Que nos faz buscar a felicidade. Existe uma força que nos faz sonhar. Uma força que nos faz acreditar. Uma força chamada amor. Persistência. Uma força chamada fé.”
A força chamada DEUS!
Resumo
O vitiligo é uma patologia descrita desde o segundomilênio antes de Cristo, que se caracteriza por despigmentação da pele com formação de manchas esbranquiçadas, resultante da redução de melanócitos da epiderme ou perda de sua função, ocorrendo sem distinção de raça, sexo ou idade. E uma das principais plantas utilizadas para o seu tratamento é a mamacadela, com propriedades fotossensibilizante, anti-helmíntica e antimicrobiana, suas partes maisutilizadas são a casa, frutos e folhas.
Ainda que os estudos científicos a respeito dessa substância não estejam concluídos, de fato vem-se observando a repigmentação de áreas afetadas por vitiligo através de seu uso. Alguns laboratórios goianos, paulistas e do Distrito Federal estão elaborando comprimidos, extratos, tinturas, pomadas e cremes com base nesta planta, que é também recomendada emestados natural na forma de chás. Está entre as plantas citadas por 90% dos raizeiros, em um trabalho etnobotânico realizado na região de Goiânia.
Esta planta tem como constituintes químicos: bergapteno, psoraleno, saponinas, taninos, protoantocianidinas, alcalóides, furonocumarinas lineares. As furocumarinas possuem ação fotossensibilizante, aumentando a pigmentação da pele, por isso tratam emcasos específicos de vitiligo.
     Pode ser utilizado em decocção ou infusão da casca das raízes e folhas em banhos diários nas regiões da pele despigmentadas pelo vitiligo ou por outras manchas; podendo associá-la ao cipó-de-são-joão.

Palavras-chave: Vitiligo, Mamacadela, TratamentoSumário

INTRODUÇAO............................................................................01
EMBASAMENTO TEÓRICO.........................................................02
METODOLOGIA..........................................................................03
RESULTADOS E DISCUSSÕES................................................. 04CONCLUSÃO............................................................................. 05
REFERÊNCIAS...........................................................................06




















1 INTRODUÇÃO
1.1 CARACTERIZAÇAO DO TEMA E DO PROBLEMA
A mama-cadela (BrosimumgaudichaudiiTréc.) é uma planta medicinal do Cerrado de grande interesse pela indústria farmacêutica. Suas raízes possuem princípios ativos...
tracking img