Jayla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ao curso de serviço social

JAYLA DOURADO NUNES

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

São Félix do Coribe - BA
2011

JAYLA DOURADO NUNES

PORTFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Portifólio Individual.




São Félix do Coribe - BA
2011
AS DIVERSIDADESCULTURAIS

A diversidade é um tema que envolve profissionais, pesquisadores e militantes políticos nos debates que se realizam no campo dos direitos humanos. Como componente da realidade social, a diversidade está presente nas diferentes culturas, raças, etnias; gerações, formas de vida, escolhas, valores, concepções de mundo, crenças, representações simbólicas, enfim, nas particularidades doconjunto de expressões, capacidades e necessidades humanas historicamente desenvolvidas. Assim, é elemento constitutivo do gênero humano e afirmação de suas peculiaridades naturais e sócio-culturais.
A alteridade, como o respeito ao outro (que é um diferente) complementa a fundamentação pertinente à defesa da diversidade como direito. A valorização da alteridade é também uma crítica ao individualismoburguês, ou seja, à idéia de que respeitar o outro é entender que “o limite da nossa liberdade acaba aonde começa a do outro”; portanto, uma liberdade “sem o outro”.
A tolerância positiva, assim como a alteridade, implica na liberdade e na equidade porque exige, como vimos, uma aceitação consciente do diferente; uma aceitação que vê o outro como sujeito livre e que respeita a sua decisão embora elanão seja compartilhada. Não existe indiferença, nem isolamento (como na liberdade liberal do tipo “cada um na sua”, o que representa uma total indiferença), portanto, a relação social não é rompida, existe uma reciprocidade mediada pela diferença, pela aceitação e pela alteridade.
A negação de todos esses valores, isto é, a intolerância, o desrespeito ao outro, a defesa da desigualdade e nãoliberdade também são temas de reflexão ética, uma vez que se trata de compreender que o movimento real entre a afirmação e a negação dos valores é muito mais complexo que parece ser.
Assinalamos que a tolerância (o respeito à diferença) é um valor positivo quando promove o desenvolvimento de capacidades e vínculos essenciais do homem (como a alteridade, que é sinônimo de reciprocidade e um vínculode sociabilidade e a liberdade, valor ético-político essencial) e a intolerância, tomada como um desvalor, pois nega tais mediações. Não podemos esquecer que tais relações e vínculos – aqui tratados abstratamente - são sociais e historicamente construídos.
Teoricamente, adotamos a seguinte medida de valor para consideramos uma ação eticamente positiva:

São de valor positivo as relações, osprodutos, as ações as idéias sociais que fornecem aos homens maiores possibilidades de objetivação, que integram sua sociabilidade, que configuram mais universalmente sua consciência e que aumentam sua liberdade social. Consideramos tudo aquilo que impede ou obstaculiza esses processos como negativo, ainda que a maior parte da sociedade empreste-lhe um valor positivo (Heller,1972: 78).

As questõesmais polêmicas no âmbito desta discussão referem-se a práticas culturais que representam – para os movimentos de direitos humanos – e para parte da humanidade, atos de violência inadmissíveis. Podemos citar como exemplos de práticas culturais: o genocídio, o etnocídio, o racismo e várias práticas relativas à discriminação contra a mulher, dentre elas a da mutilação sexual. Isso sem contar a listainterminável de violações que consta dos documentos de direitos humanos e que não se restringem às práticas culturais, tais como o trabalho escravo, a tortura, o terrorismo de estado, a guerra, a fome, a prostituição infantil, etc.
A ética é uma capacidade humana fundada na liberdade de escolha, mas a autonomia implica na racionalidade crítica capaz de ultrapassar o nível do que é repetido...
tracking img