Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Fale sobre:
1. Ovulação
No início do ciclo menstrual, a glândula hipófise, localizada no cérebro, secreta o FSH, um hormônio que age no ovário, fazendo com que ele produza outro hormônio, o estrogênio, que estimula a maturação do óvulo e começa a preparar a vagina e o útero para receber os espermatozoides, que poderão fecundar o óvulo. Por volta da metade do ciclo – geralmente, entre o12º e o 16º dia após o início da menstruação –, a hipófise libera uma dose maior de LH, um hormônio que está sempre circulando na corrente sanguínea, mas que tem seu ápice nesse momento. Sua função é provocar a liberação do óvulo maduro (ovócito II em metáfase II), que é lançado para a trompa. Essa é a fase chamada de ovulação.

2. Capacitação
Processo de ativação fisiológica doespermatozóide ao longo das vias genitais femininas após serem ejaculados. A capacitação envolve a remoção de moléculas e/ou a transformação na superfície do gameta masculino (acondicionamento) possibilitando a reação acrossômica e a hiperativação da motilidade dos gametas, para que se tornem aptos para fertilizarem.

3. Sêmen
É o fluido orgânico produzido pelos machos de muitas espécies de animais paratransportar os espermatozóides até o local de fertilização na fêmea.
O volume de sêmen, numa ejaculação humana típica, é de 2,5-5 ml, com contagem de espermatozoides (concentração) de 50-150 milhões/ml. Essa quantidade muito grande é necessária porque apenas uma fração minúscula alcança o ovócito.

4. Reação acrossômica
Evento onde ocorre a fusão e a vesiculação entre a membranaplasmática do segmento apical do espermatozóide e a membrana acrossômica, resultando na exposição da membrana acrossômica interna, na região da cabeça do espermatozóide, juntamente aos componentes enzimáticos contidos no acrossomo; a reação é induzida quando receptores de membrana do espermatozóide ligam-se à enzima ZP3 da zona pelúcida; somente espermatozóides capacitados podem sofrer a reaçãoacrossômica, a qual habilita-o a penetrar a zona pelúcida e a fundir-se com a membrana plasmático do ovócito.

5. Migração dos espermatozóides nas vias femininas
Existem dois tipos:
Migração passiva – hormônio age na musculatura das vias femininas, fazendo contrações das mesmas, conduzindo os espermatozóides para as trompas uterinas.
Migração ativa – através do batimento do flagelo do espermatozóidepara mantê-lo em suspensão.

6. Composição do sêmen
Mistura de espermatozoides, líquido seminal, enzimas, líquido prostático e muco da glândula bulbouretral.

7. Espermiogênese
É a diferenciação duma espermátide para um espermatozóide. A espermátide ganhará o filamento (flagelo), de vital importância para sua locomoção.
(Ocorre espermiogênese quando o gameta sem flagelo vira umgameta com flagelo).



8. Gonócitos primordiais
São células sexuais primitivas do epiblasto, mas que ficam na parede do saco vitelino enquanto as gônadas são formadas e depois voltam e se alojam no corpo do embrião (ovário ou testículo).

9. Mórula e blástula
Mórula refere-se à aparência do conjunto de células em consequência de sucessivas clivagens (parece uma amora); é o primeiroestado de desenvolvimento do embrião dos animais, depois de o zigoto começar a dividir-se para formar uma esfera com 64 células (blastômeros). O zigoto com 12 a 16 blastômeros já pode ser chamado de mórula.
Quando a mórula começa a formar uma cavidade central cheia de líquido, denominada blastocele, ela passa a chamar-se blástula.

10. Embrioblasto
A mórula alcança o útero e passa a armazenarno seu interior um fluido proveniente da cavidade uterina, fazendo com que ocorra o deslocamento das células para uma posição periférica e o surgimento de uma cavidade blastocística, a blastocele. O blastocisto, como é então chamado apresenta duas porções distintas:
-camada externa: trofoblasto, representado por uma camada de células achatadas que dará origem a placenta.
- grupo de células...
tracking img