Ginastica geral aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Histórico do Korfebol.



Como o esporte tem origem na região da Holanda, o nome do esporte está diretamente ligado à língua holandesa em que apalavra Korfe significa Cesto.

O mesmo Cesto de Vime utilizado para a colheita serviu de alvo para a bola no início do século XX, quando o professor deEducação Física Nico Broekhuyesen inventou o esporte em Amsterdã (1902). Portanto KORFEBOL é a forma derivada em língua portuguesa (de acordo com o novo VOLP -Vocabulário Ortográfico da

Língua Portuguesa - aprovado em 2009) que significa BOLA AO CESTO (KORF + BALL)



A IKF possui federações nacionais erepresentantes em mais de 59 países. Em 1920 o Korfebol foi esporte de exibição nos VII Jogos Olímpicos na Antuérpia, voltando a ser disputado, também comoesporte de demonstração, em 1928 nos IX Jogos Olímpicos disputados em Amsterdã.

Em 1993 o Korfebol passou a ser reconhecido pelo Comitê OlímpicoInternacional. Fazendo parte do programa dos Jogos Mundiais das duas últimas edições (Kaohsiung 2009 e Duisburgo 2005) e estará disputa em Cali 2013.



Aparticipação do Korfebol nos Jogos Mundiais faz parte da política da IKF de inclusão do esporte no programa oficial dos Jogos Olímpicos.



O Brasil é o 41°pais filiado à IKF (2003), sendo o primeiro país sul-americano a praticar o esporte e a obter o seu reconhecimento, por meio da atuação do Professor MarcelloBepi Soares.

O Korfebol Brasileiro é praticado em diversas cidades dos estados de: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rondônia.
tracking img