James prescott joule

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Antônio Valadares







Trabalho de Física
James Prescott Joule







2ºano B



















Terenos – MS
Junho, 2011.

Escola Estadual Antônio Valadares






Trabalho de Física
James Prescott Joule










Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplinade Física, Sobre o Físico James Prescott Joule, sob a orientação da Professora Edilene.



















Terenos – MS
Junho, 2011
●Sumário


Introdução.........................................................................................4


Biografia............................................................................................5Seus trabalhos / experimentos na física..........................................6


Conclusão..........................................................................................8


Bibliografia........................................................................................9●Introdução


As idéias de Joule sobre energia não foram primordialmente aceitas em, partes por que elas dependiam de medições extremamente precisas, o que não era tão comum em física. Os trabalhos de Joule complementam o trabalho teórico de Rudolf Clausius, que é considerado por alguns como co-inventor do conceito de energia.●Biografia


O Físico britânico James Prescott Joule, nasceu no dia 24 de dezembro de 1818. E teve sua morte em 11 de outubro de 1889. Ficou conhecido por ser um dos desenvolvedores da primeira lei da termodinâmica e ganhador da Medalha Real em 1852, e ganhador também da Medalha Copley em 1870.
JamesPrescott Joule estudou durante algum tempo com John Dalton (químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna), mas sua formação científica foi principalmente autodidática.
James Joule foi o primeiro cientista a estabelecer o princípio da interconversibilidade das diversas formas de energia, ou seja, da termodinâmica. Ele também se preocupou, desde cedo, com a importância dese fazerem medidas exatas - suas pesquisas caracterizaram-se particularmente por essa preocupação com a precisão dos dados obtidos.
Sua importante descoberta resultou de uma longa série de experiências sobre as relações quantitativas entre os efeitos elétricos, mecânicos e químicos. Em 1843, Joule anunciou ter determinado a quantidade de trabalho necessária para produzir uma unidade decalor, chamada equivalente mecânico do calor. O físico inglês James Joule (1818-1889) era filho de um rico fabricante de cerveja que incentivou os estudos científicos do filho e montou em casa um laboratórios para ele. Exceto por alguns conhecimentos de ciências transmitidos pelo químico John Dalton, da Universidade de Manchester, Joule aprendeu praticamente tudo sozinho. Em 1833, com aaposentadoria do pai por motivos de saúde, Joule assumiu a cervejaria aos 15 anos de idade. Contando com uma renda pessoal, continuou seus estudos científicos.










































●Seus Trabalhos / Experimentos na física


Joule verificou que, para certo valor de energia mecânica que fazia funcionar um dínamo, era sempre o mesmovalor de calor produzido pela corrente elétrica fornecida pelo dínamo. (Um dínamo é um dispositivo que possui um ímã em movimento de rotação dentro de uma bobina de fio espiralado, induzindo esse movimento uma corrente elétrica no fio condutor, corrente essa que muda de sentido em cada meia volta do ímã, designando-se por isso de corrente alterna, corrente essa que faz aquecer o fio onde ela é...
tracking img