Benjamin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Benjamin Thompson
Benjamin Thompson nasceu a 1753 nos Estados Unidos.
Foi aprendiz numa loja, professor a tempo parcial, ginasta e estudante de medicina, interessando em máquinas eléctricas.
Aos 18 anos casou-se com uma senhora viúva muito rica de 30. Actuou como agente secreto a favor da Inglaterra e em 1776 prudente mudar-se para lá e retomando assim os seus interesses científicos.
Em1782, voltou para a América tendo cumprindo o seu papel como soldado na guerra que iria terminar no ano seguinte.
Permaneceu durante 14 anos, altura em que se mudou para Londres, em 1798.
Mudou-se para Paris em 1805 e casou-se com Marie Lavoisier, viúva do seu famoso “rival” das suas teorias sobre o calor. No entanto, as frequentes brigas e desentendimentos levam o casal ao divórcio.
Morre a1814 com 61 anos.

Introdução à experiência:
Como já foi referido, o calor era visto, até à data, como uma substância proveniente do fogo. No entanto Thompson veio contrariar essa teoria.
Tendo Rumford carreira e experiência militar, verificou por várias vezes à construção de canhões. Constatou que quando se tinha que perfurar peças de bronze, estas tinham que ser introduzidas em tanques de águafria, pois o aquecimento era tal que fricção das brocas fazia a água ferver. Tinha sido possível aquecer água sem fogo, apenas através da fricção.

Thompson decidiu então passar à seguinte experiência:
Mediu quantidade de pó metálico e de calor (calórico) resultante do perfuramento das peças.
Concluiu então que não havia diferenças entre a quantidade de substância calórica nem pó metálicoresultante do perfuramento.
Para elevar a temperatura do sistema e aumentar o calor (calórica) usou um bit muito pouco afiado e aumentou o trabalho (W). Com uma balança muito precisa tentou medir a massa da substancia calórica mas ao comparar o peso da água utilizada para medir a quantidade de calor libertada no processo foi incapaz de detectar a diferença.
Rumford conclui que o calor ‘não deviaser mais que o movimento vibratório entre as partículas dos corpos’. Uma substância não pode não ter massa nem ser infinita.

Biografia de James Prescott Joule

James Prescott Joule nasceu em dezembro de 1818, em Salford, Inglaterra. Era filho de um importante cervejeiro de Manchester, e sempre manifestou interesse pelas máquinas e pela Física. Joule teve contato com grandes físicos como JohnDalton que lhe ensinou ciências e matemática.
Morreu em Sale, Cheshire, e sua obra completa foi publicada sob o título de Scientific papers (1885-1887).~
Introdução à experiência de Joule:
Termodinâmica é a parte da física que estuda as relações entre o trabalho Mecânico e o calor. 

No século XIX, James Prescott Joule realizou várias experiências, concluindo que a transformação de trabalho emcalor é independente da maneira como ele é transformado, isto é, ao mesmo trabalho sempre corresponde à mesma quantidade de calor.
Experiência de Joule:
Da relação corrente elétrica e calor produzido descobriu o que seria chamado efeito Joule descrito na obra On the Production of Heat by Voltaic Electricity (1840). Iniciou, então, sua mais famosa experiência (1843) estudando o trabalhorealizado por um gás quando se expandia e o calor gerado na compressão. Escreveu assim sua experiência para determinação do equivalente mecânico do calor (1847): constava de um aparelho com um peso regulado para controlar pás em um líquido cuja temperatura podia ser medida por um termômetro, registrando-se, assim, as mudanças causadas por determinada quantidade de trabalho. Determinou as leis datermodinâmica e os princípios da transformação de energia (1849), determinando a quantidade de trabalho mecânico necessária para produzir uma unidade de calor. Estabeleceu então que as várias formas de energia, mecânica, elétrica e térmica, são basicamente a mesma e podem ser transformadas uma na outra. Essa é a base da lei da conservação de energia, primeira lei da termodinâmica.

Quando dois corpos...
tracking img