Jacques delors

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O “RELATÓRIO JACQUES DELORS” DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI, DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO), TRADUZIDO NO BRASIL E EDITADONO LIVRO “EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR” DA EDITORA CORTEZ, NÃO CONCLUIU SEUS TRABALHOS COM RECEITUÁRIOS OU ROTEIROS PRONTOS SOBRE OS RUMOS DA EDUCAÇÃO PARA O NOVO SÉCULO. ENTRETANTO, TAMBÉM NÃO SEESQUIVOU DE APONTAR PISTAS E IDENTIFICAR TENDÊNCIAS NA BUSCA DE UM CAMINHO MAIS PROMISSOR PARA A HUMANIDADE. QUAIS SÃO OS SABERES (E SUAS JUSTIFICATIVAS) QUE ESSA COMISSÃO CONSIDEROU COMO VÁLIDOS EQUE TÊM SIDO CONSIDERADOS VERDADEIROS ARCABOUÇOS PARA A EDUCAÇÃO NO ATUAL MOMENTO?
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importância da filosofia e da ética no curso de pedagogia eem nossa futura pratica pedagógica, tornando assim uma aprendizagem mais significativa. Realizamos esta pesquisa através de pesquisa online, livros e revistas que abordaram esse assunto.DESENVOLVIMENTO:
Trata-se do Relatório para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. Elaborado com acontribuição de especialistas do mundo todo, iniciado em março de 1993 e concluído em setembro de 1996, o documento ficou conhecido pelo nome de seu coordenador Jacques Delors. O texto divide-se em três partes(Horizontes, Princípios e Orientações), contendo ao total nove capítulos. Como epílogo, apresenta 11 artigos de especialistas de diferentes países. No Brasil, o relatório foi publicado com o apoio doMinistério da Educação e do Desporto e divulgado amplamente.
Os quatro pilares da educação
Conceber a educação ao longo de toda vida é compreendê-la como somente acesso ao conhecimentosistematizado, mas privilegiar também outros conteúdos e formas de aprendizagem. Buscando orientar programas e novas políticas pedagógicas, apresentam-se os quatro pilares para a educação do futuro:
•...
tracking img