Casamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casamento
Definição: A união de um homem e uma mulher para viverem juntos como marido e mulher segundo a norma estabelecida nas Escrituras Sagradas. O casamento é uma instituição divina. Provê relações íntimas entre marido e mulher, junto com a sensação de segurança, porque existe um clima de amor e por causa do compromisso pessoal assumido por ambos. Ao instituir o casamento, Jeová não sóvisava prover uma companheira íntima que seria um complemento para o homem, mas também fazer provisão para produzir mais humanos, isso dentro de um arranjo familiar. Exige-se, sempre que possível, um registro legal da relação marital aceitável à congregação cristã.
É realmente importante casar-se de acordo com os requisitos legais?
Tito 3:1: “Continua a lembrar-lhes que estejam sujeitos e sejamobedientes a governos e autoridades como governantes.” (Quando as pessoas acatam essas instruções, o nome de cada um dos que contraem a união matrimonial é mantido livre de acusação, e quaisquer filhos que tiverem são poupados do vitupério que recai sobre aqueles cujos pais não estão casados. Além disso, o registro legal do casamento assegura os direitos de propriedade dos membros da família, casomorra um dos cônjuges.)
Heb. 13:4: “O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.” (O casamento legal desempenha um papel importante no sentido de se ter um casamento que é aceitável como sendo “honroso”. Ao definirmos a “fornicação” e o “adultério”, devemos ter em mente o que se acha declarado em Tito 3:1, na página anterior.)1 Ped. 2:12-15: “Mantende a vossa conduta excelente entre as nações, para que, naquilo em que falam de vós como de malfeitores, eles, em resultado das vossas obras excelentes, das quais são testemunhas oculares, glorifiquem a Deus no dia da sua inspeção. Pela causa do Senhor, sujeitai-vos a toda criação humana: quer a um rei, como sendo superior, quer a governadores, como enviados por ele parainfligir punição a malfeitores, mas para louvar os que fazem o bem. Pois a vontade de Deus é que, por fazerdes o bem, possais açaimar a conversa ignorante dos homens desarrazoados.”
Houve quaisquer “formalidades legais” quando Adão e Eva começaram a viver juntos?
Gên. 2:22-24: “Da costela que havia tirado do homem [Adão], Jeová Deus passou a construir uma mulher e a trazê-la ao homem. O homemdisse então: ‘Esta, por fim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Esta será chamada Mulher, porque do homem foi esta tomada.’ Por isso é que o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” (Note que foi o próprio Jeová Deus, o Soberano Universal, que uniu Adão e Eva. Não se tratava do caso de um homem e uma mulher decidirem viverjuntos sem se preocuparem com as autoridades legais. Observe também a ênfase que Deus colocou sobre a permanência dessa união.)
Gên. 1:28: “Deus os abençoou [a Adão e Eva] e Deus lhes disse: ‘Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.’” (Eis a bênção da maiselevada Autoridade legal pronunciada sobre essa união, sendo eles autorizados a ter relações sexuais e tendo-se-lhes dado uma designação que daria pleno sentido à sua vida.)
Pode uma pessoa praticar a poligamia, se a lei local a permite?
1 Tim. 3:2, 12: “O superintendente, portanto, deve ser irrepreensível, marido de uma só esposa . . . Os servos ministeriais sejam maridos de uma só esposa.” (Nãosó estes homens foram incumbidos de responsabilidades, mas eram também exemplos a serem imitados por outros na congregação cristã.)
1 Cor. 7:2: “Por causa da prevalência da fornicação, tenha cada homem a sua própria esposa e tenha cada mulher o seu próprio marido.” (Não se admite aqui pluralidade de cônjuges para nenhum dos lados.)
Por que permitiu Deus que Abraão, Jacó e Salomão tivessem...
tracking img