Itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A hidrelétrica binacional de Itaipu foi construída entre o Brasil e o Paraguai, tendo cada um o direito de consumir igualmente a metade, porém umaparte pode ser vendida como faz o Paraguai ficando apenas com 3.500 MW mediante compensação monetária. O custo total dos investimentos é de 11 bilhões dedólares.
1975 a 1982 foi o tempo gasto para a total construção da hidrelétrica. A agua fica sendo regulado pelo vertedouro, na parte superior encontramosas tomadas d’agua para cada unidade geradora, um conduto forçado conduz a agua até a caixa espiral que aciona a turbina.
As bases são iguais a qualqueroutra hidrelétrica porem sua capacidade de gerar energia é bem maior tendo então uma maior quantidade, potência e dimensão. O volume de agua suficientepara acionar cada turbina é de 77 m3 por segundo e a passagem de agua nas cataratas do Iguaçu é de 1400 m3 por segundo o que serviria para acionar duasturbinas.
20 unidades geradoras de 700 MW asseguram a potencia final de 14.00 MW, sendo 10 turbinas para cada pais sendo as do Paraguai 50hz e as doo brasil 60hz. Seus clientes são três estatais Ande, Furnas e Eletrosul. Ao passarem a estas estações a energia é transformada e repassada a outrassubestações transformando-a de novo.
Devido ao aumento do rio em certas épocas, tiveram de tirar alguns animais ali encontrados e coloca-los em lugaresfora de perigo, achando também vestígios arqueológicos e espécies botânicas. Houve porem a extinção de alguns peixes e esse caso ainda é estudado.
tracking img