Drops

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigma: Literalmente é um modelo a ser seguido, é um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico, uma realização cientifica com métodos e valores que são concebidos como modelo, uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. Na Filosofia grega, paradigma era considerado a fluência (fluxo) de umpensamento, pois através de vários pensamentos do mesmo assunto é que se concluía a ideia, seja ela intelectual ou material. Após a realização dessa ideia surgiam outras ideias, até que se chegasse uma conclusão final ou o seu caminho desde a intuição, à representação sensível até a representação intelectual. Pensar que a ideia inicial, é tanto intelectual como factual, pois não conta com a inspiração eos diversos fluxos de pensamentos.

Resiliência: Capacidade do Individuo lidar com pressão de determinadas situações, é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou aresiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa pra enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas eadversidades.

Nanotecnologia: É o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas ( como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos matérias) depesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O Princípio básico de nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza).

Práxis: Em seu sentido amplo, é a atividade humana em sociedade e na natureza. A práxis revolucionária é então uma atividade teórico-prática em que a teoria se modifica constantemente com a experiênciapratica, que por sua vez se modifica constantemente com a teoria. A práxis é entendida como a atividade de transformação das circunstâncias, as quais nos determinam a formar ideias, desejos, vontades, teorias, que, por sua vez, simultaneamente, nos determinam a criar na práticas novas circunstanciam e assim por diante, de modo que nem a teoria se cristaliza como um dogma e nem a prática se cristalizanuma alienação. Pode-se dizer que o conceito de práxis revolucionária é uma relação entre teoria e prática coerente com a ideia de Marx de uma sociedade sem exploração, uma livre associação de produtores. Na pedagogia, práxis é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida.

Ambíguo: É que pode ter diferentessignificados, quem usa palavras e discursos equívocos ou sem clareza, diz-se do sentido que admite interpretações diversas e até contrarias, duvidoso, incerto e indeciso.

Individualismo: É um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do individuo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado. O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crençabaseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ação individual. O individualismo, em principio, opõe-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivíduos e coloca-se em oposição ao coletivismo, no que concerne à propriedade. O individualista pode permanecer dentro da sociedade e de organização que tenham o indivíduo como valor básico – embora as...
tracking img