Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLENDA FABIANE PASSOS RODRIGUES

Maceió,12 de Março de 2012.



GLENDA FABIANE PASSOS RODRIGUES

-------------------------------------------------
Fichamento solicitado pela Professora Vivian Grecce para obtenção de pontos na disciplina de Psicologia da Faculdade Raimundo Marinho.

Maceió,12 de Março de 2012.

Lane, Silvia T. Maurer O que é psicologiasocial / Silvia T. Maurer Lane. — São Paulo : Brasiliense, 2006. — (Coleção primeiros passos ; 39) 6a reimpr. da 22a. ed. de 1994. ISBN 85-11-01039-4 1. Psicologia Social I. Título. II. Série 06-0127 CDD-302 Índices

INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL
As divergências teóricas se refletem no que consideram "comportamento", porém para nós bastaria dizer que é toda e qualquer ação, seja areflexa (no limiar entre a psicologia e a fisiologia), sejam os comportamentos considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais, e, num plano não observável diretamente, o inconsciente.
Assim parece óbvio que a Psicologia Social deve estudar o comportamento social, porém surge uma questão polêmica: quando o comportamento se torna social?
APsicologia se preocupa fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano, porém, ao mesmo tempo, procura leis gerais que, a partir das características da espécie, dentro de determinadas condições ambientais, prevêem os comportamentos decorrentes.
Assim podemos perceber que é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais, e são, justamente,estes aspectos que se tornaram o enfoque da Psicologia Social.
Em outras palavras, a Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.

Págs. 8 - 10.

COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS
O serhumano ao nascer necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, no mínimo de mais uma pessoa, o que já faz dele membro de um grupo...
Em cada grupo social encontramos normas que regem as relações entre os indivíduos, algumas são mais sutis, ou restritas a certos grupos, como as consideradas...

Do mesmo modo, o chefe de uma empresa só o será, em termos de papel, se houver chefiados que,exercendo seus respectivos papéis, atribuam um sentido à ação do chefe.

E a pergunta que sempre ocorre é: e a individualidade? Aquelas características peculiares de cada indivíduo? Afinal, se nós apenas desempenhamos papéis, e tudo que se faz tem sua determinação social, onde ficam as características que individualizam cada um de nós?
Agora podemos pensar em toda a variedade de situações quenós vivemos cotidianamente e reconhecermos situações em que somos mais determinados e outras em que somos menos determinados, ou seja, "livres".
Esta liberdade de manifestarmos a nossa personalidade2 também tem a sua determinação histórica: naquelas atividades sociais que não são importantes para a manutenção da sociedade, ou, às vezes, até o contrário, a contravenção é necessária para reforçar oconsiderado "correto", "normal" — os grupos considerados "marginais" reafirmam....
Págs. 12 - 15.
A identidade social
É o que nos caracteriza como pessoa, é o que respondemos quando alguém nos pergunta "quem é você?".
Gosto de estar sempre a par de tudo, como artes, política, atualidade, economia e tudo que ocorre ao redor da gente.
Bem, eu sou assim, uma pessoa que faz o que gosta e lutapelo que quer, sonhadora, mas realista, acho que sou alguém indecifrável, sou uma incógnita para mim mesma".
O relato acima nos permite caracterizar, em primeiro lugar: o sexo, a aparência física e traços de personalidade que demonstram como ela se relaciona com os outros e dá "dicas" sobre como deve ser o seu grupo de amigos: se estes não forem descontraídos, dificilmente a aceitarão no grupo....
tracking img