Itaipu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

1.1 – Início e localização
Iniciado em 1975, um ano após a criação da entidade denominada Itaipu Binacional, o projeto da Usina Hidrelétrica de Itaipu teve a primeira unidade de 700 MW comissionada em 1984, seguida da instalação de duas a três unidades por ano, até a décima oitava e última em abril de 1991, com aproveitamento hidrelétrico final de 12.600 MW.
Itaipu é o maiorprojeto hidrelétrico do mundo e o resultado dos esforços e do empenho de dois países vizinhos, Brasil e Paraguai, em desenvolver uma fonte comum de energia em benefício próprio. Encontra-se localizado no rio Paraná, onde os dois países fazem fronteira, 14 km a montante da ponte internacional que liga a cidade de Foz de Iguaçu, no Brasil, à Ciudad del Este (antigamente denominada PresidenteStroessner), no Paraguai.

1.2 – Momento histórico e acordo entre Brasil e Paraguai
No início dos anos 60, quando a rápida e crescente demanda por energia no centro-sul do Brasil virou motivo de preocupação dos responsáveis pelo planejamento nacional, o governo brasileiro contratou a firma de engenharia OMF, dirigida pelo Eng. Octavio Marcondes Ferraz, para estudar a viabilidade de um projetohidrelétrico na região do Salto das Sete Quedas.
O projeto Sete Quedas, como é conhecido, propunha uma barragem de desvio no rio Paraná, acima das quedas e em território brasileiro. O rio seria desviado para um canal de 60 km de comprimento, construído ao longo da margem esquerda do rio, também em território brasileiro, contornando as quedas e levando as águas de volta ao leito do rio, abaixo da garganta,onde seria construída uma hidrelétrica com capacidade de 10.000 MW.
Esse projeto unilateral não pôde ser aceito por causa da natureza internacional do local, o que acabou levando Brasil e Paraguai a firmarem um acordo de aproveitamento conjunto, não somente do local das Sete Quedas, mas também de todo o trecho do rio Paraná que faz fronteira com os dois países. De modo que os Ministros dasRelações Exteriores de ambos os países assinaram, em 22 de junho de 1966, um Acordo conhecido como Ata de Iguaçu ou Ata das Cataratas, cujos termos atestam a intenção de ambos os governos estudarem e avaliarem, em conjunto, a viabilidade técnica e econômica do aproveitamento desses recursos hídricos.
1.3 – Estudos de Inventário e Viabilidade
Considerando que os resultados dos estudos teriamimportantes consequências para ambos os países, ficou decidido que a execução dos mesmos seria confiada a um consórcio internacional de firmas de engenharia. Depois de adequada avaliação das propostas de diversos grupos qualificados, foi escolhido o consórcio Ieco-ELC, formado pela Ieco International Engineering Company Inc. de São Francisco, EUA, e pela ELC Electroconsult Spa., de Milão, Itália. Ocontrato foi assinado em 18 de novembro de 1970, e os trabalhos se iniciaram em 1º de fevereiro de 1971.
Os estudos incluíam levantamentos de campo, análises hidrológicas, investigações geotécnicas e um inventário completo de alternativas possíveis de projeto, compreendendo dez locais possíveis de barragem e 50 diferentes arranjos. Ao comparar os arranjos, as estimativas de custos e estudos desimulação operacional das alternativas de projeto, optou-se preferencialmente por duas das soluções:
• Uma única barragem na ilha de Itaipu que desenvolveria o potencial todo numa única usina hidrelétrica.
• Duas barragens, uma na ilha de Itaipu e outra em Santa Maria, 150 km a montante, que desenvolveriam o potencial através de duas usinas hidrelétricas, uma no pé de cada barragem.
A comparação entre asduas alternativas demonstrou claramente as vantagens de uma única barragem e usina hidrelétrica na ilha de Itaipu. Com essa alternativa para a construção devidamente aceita, os dois governos finalmente escolheram e instruíram o consórcio de engenharia a prosseguir com um estudo completo de viabilidade do projeto, com detalhamento e profundidade adequados para obtenção de empréstimo junto a...
tracking img