Iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


ISO 9000




- Alguns conceitos de qualidade:


“ Não sei ao certo o que é qualidade, mas eu a reconheço quando a vejo”


“ O produto possui algo que lhe agrega valor, que os outros similares não possuem”


“ É fazer a coisa certa da primeira vez”


“ É a conformidade às especificações e aos requisitos, alem de não haver nenhumdefeito”


[pic]
Como já vimos anteriormente, após a segunda guerra mundial, houve um avanço tecnológico muito grande: aumento de produção e aumento de funcionários. Com isso os problemas com a garantia da qualidade aumentaram consideravelmente. A resposta para este problema foi a padronização dos produtos e uma evolução do controle de qualidade.


Os primeiros passos forama implantação de sistemas de controle estatístico do processo baseados em inspeção por amostragem e gráficos de controle.


Mas estes programas não garantiram a qualidade dos produtos, sendo assim, chegou-se ao ponto em que se torna necessário nos dias atuais, que as empresas adotem um sistema de gestão de qualidade, pois a empresa que atua sob um sistema deste tipo fornece aos seusclientes uma evidencia tangível da sua preocupação com a qualidade, principalmente no que diz respeito em manter a qualidade alcançada.


Entretanto, com as tendências de globalização da economia (queda de barreiras alfandegárias: Mercosul, NAFTA, etc), torna-se necessário que clientes e fornecedores, a nível mundial usem o mesmo vocabulário no que diz respeito aos sistemas de qualidade.Caso contrário ocorreriam problemas do tipo: uma empresa fornecedora do México possui um tipo de gestão de qualidade próprio que, além disso, utiliza um vocabulário diferente do utilizado pela possível empresa compradora inglesa que tem conhecimento somente das normas de gestão da qualidade britânicas BS5750.


Para evitar conflitos desta natureza, foram emitidas as normas ISO , normasinternacionais sobre sistemas de gestão da qualidade.








- O que significa ISO?


A ISO , cuja sigla significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Estandardização ), é uma entidade não governamental criada na Suíça em 1947, com sede em Genebra. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividadesrelacionadas com a intenção de facilitar o intercambio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectuais, científicas, tecnológicas e de atividade econômica.




- O que é?


É um conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia da qualidade implementado na empresa, verificando os requisitos danorma com a realidade encontrada. Em sua abrangência máxima engloba pontos referentes a garantia da qualidade em projetos, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.


A ISO série 9000 compreende u conjunto de cinco normas (ISO 9000 àISO 9004)




- Para que serve?


As normas ISSO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificaçõesdos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que m outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentação as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.


Os princípios...
tracking img