Porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

















PROJETO INTERDISCIPLINAR III

Porto de Santos X Porto de Nova York

























SÃO PAULO

06/2012

[pic]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

BRUNA FERNANDA BROSCO MEIRELLES

CAMILA SILVA

EVELYN PATRÍCIA OHNISHI

JÉSSICA OLIVEIRA

LETÍCIA UEDA

MARCIASTACIONI

MARIA PAULA MACHADO

RENATO DOMINGUES NOGUEIRA





PROJETO INTERDISCIPLINAR III

Porto de Santos X Porto de Nova York





CURSO: LOGÍSTICA

TURMA: 3º LOGÍSTICA - NOTURNO

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINARPROFESSOR ORIENTADOR: ARNALDO









SÃO PAULO

06/2012

SUMÁRIO




INTRODUÇÃO

O projeto visa comparar os portos de Santos e Nova York (Nova Jersey) em suas características fundamentais, buscando analisar seus pontos positivos e negativos.PORTO DE SANTOS



Histórico

Em janeiro de 1531, Braz Cubas, integrante da expedição portuguesa de Martin Afonso de Souza, sugeriu a troca do porto da baía de Santos para o seu interior com o intuito de protegerem-se de ataques piratas e de saqueadores do povoado.
O local escolhido, denominado Enguaguaçu, teve seu povoado formado, o que motivoua construção de uma capela e de um hospital, concluídas em 1953. Em 1546 o povoado foi elevado à condição de Vila do Porto de Santos, onde em 1550 instalou-se a alfândega.
Em 1897, o início da operação da São Paulo Railway, ligando por via ferroviária a região da baixada Santista ao Planalto, melhorou muito o sistema de transportes, com estímulo ao comércio e ao desenvolvimento da cidade edo Estado de São Paulo.
Com o decreto nº 9.979 (12 de julho de 1888), após concorrência pública, o grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle foi autorizado a construir e explorar (durante 39 anos e depois ampliado para 90 anos) o Porto de Santos, com base no projeto do engenheiro Sabóia e Silva. Com o objetivo de construir o porto, os concessionários constituíram a empresa Gaffrée,Guinle & Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em seguida, em Companhia Docas de Santos.

O porto de Santos foi inaugurado em 1892 e expandiu continuamente atravessando todos os ciclos de crescimento econômico do país com todos os tipos de cargas até chegar ao período atual com o amplo uso de contêineres, movimentando, porano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas.

A fim de atender à crescente demanda, o porto opera continuamente, 24 horas/dia, inclusive nos fins de semana e feriados, garantindo agilidade e eficiência na movimentação das cargas.







O porto

Administrado pela CODESP – Companhia das Docas de São Paulo, localiza-se no centro do litoral do estado de SãoPaulo, numa faixa que estende-se ao longo do estuário, entre as ilhas de São Vicente e Santo Amaro, distando cerca de 2km do oceano Atlântico.

A área do porto é constituída: pelas instalações portuárias terrestres, situadas às margens direita (da Ponta da Praia até a Alamoa) e esquerda do estuário (da ilha de Barnabé até a embocadura do rio Santo Amaro), onde se encontram o cais, docas,pontes, píeres de atracação e acostagem, armazéns, pátios, edificações em geral, vias internas de circulação rodoviária e ferroviária e, ainda, os terrenos ao longo das faixas marginais e em suas adjacências, pertencentes à União, incorporados ou não ao patrimônio do porto de Santos, ou sob sua guarda e/ou responsabilidade, incluindo também a Usina Hidrelétrica de Itatinga e a faixa de domínio de...
tracking img