Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÉTICA


“Tenho feito um esforço contínuo para não ridicularizar, não lamentar, não desprezar as ações humanas, mas para entendê-las”.
(Baruch Spinoza).

“Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las”.
(Voltaire).

“Toda convicção é uma prisão”.
(Friedrich Nietzsche).


“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase dofilósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-meperante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?


ÉTICA APLICADA
É a disciplina ética que trata de problemas concretos da ética, como aborto ou eutanásia, os direitos dos animais ou a igualdade.

ÉTICA NORMATIVA
É a disciplina ética que trata de estabelecer, com fundamentação filosófica, regras e códigos de comportamento ético, isto é, teorias éticas de primeiraordem.

METAÉTICA
É a disciplina ética que trata da reflexão sobre a natureza dos próprios juízos éticos: pergunta coisas como “o que quer dizer bem moral”. Na metaética apresentam-se teorias éticas de segunda ordem.



Algumas definições e considerações de diferentes autores sobre o significado da palavra Moral.

Vale ressaltar que em algumas definições o significado de Moral seiguala ao significado de Ética, entretanto é necessário saber que atualmente ambas as expressões tem significados e usos diferentes entre si.

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.
Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.


Segundo Augusto Comte(1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros.
Roux A. La pensée d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254.

Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores.Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral contemporânea" etc.
Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970:652.


Para Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras.
Piaget J. El juicio moral en el niño. Madrid: Beltrán,1935:9-11.

Eu sei o que é moral apenas quando você se sente bem após fazê-lo e o que é imoral é quando você se sente mal após.
Ernest Hemingway. Death in the afternoon. (1932).

Se ele realmente pensa que não há distinção entre virtude e vício, então, Senhor, quando ele abandonar nossa casa, deixe-nos contar nossos talheres.
Samuel Johnson. James Boswell's Life of Johnson. 14/07/1763.Algumas idéias de diferentes autores sobre o que é Ética e as suas definições mais usuais.

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com “e” curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com “e” longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a traduçãolatina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.

“Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom”.
Moore G.E. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4


“A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A...
tracking img