Iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 9000

Humberto Coelho Duarte Junior


1 O que é a ISO 9000

A Série ISO 9000 forma um conjunto de padrões mundiais que estabelece exigências para os sistemas de administração de qualidade das empresas. A ISO 9000 está sendo mundialmente usada para fornecer um quadro de referência para garantia de qualidade. A maioria dos países possui seus próprios padrões de qualidade equivalentes asérie ISSO 9000, como Austrália (AS3900), Holanda (NEN-9000), Inglaterra (BS5750) e Alemanha (DIN ISSO 9000) (SLACK, 1999).
As séries ISO proporcionam recomendações detalhadas para estabelecimento de sistemas de qualidade. A ISO 9000 lida com administração de qualidade e padrões de garantia de qualidade e orientação para seleção e uso. A ISO 9001 lida com modelo de sistemas de qualidadepara garantia de qualidade de design, produção, instalação e manutenção. Já a ISO 9002 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia de qualidade em produção e instalação. E por último a ISO 9003 lida com modelo de sistemas de qualidade para garantia de qualidade na inspeção e teste finais (SLACK, 1999).
De acordo com Martins & Laugeni (2005) o propósito da ISO 9000 é fornecer aoscompradores de produtos ou serviços e que estes foram produzidos de maneira a atender a suas exigências. A melhor forma de fazer isso é definir procedimentos, padrões e características do sistema de controle que governa a operação. Assim, tal sistema ajudará a assegurar que a qualidade é construída dentro dos processos de transformação da operação. Por isso que a ISO 9000 é vista como fornecedora debenefícios para as organizações que a adotarem e para os consumidores. Apesar disso, Algumas autoridades não vêem a ISO 9000 como benéfica, sendo esta vítima de algumas críticas. Abaixo seguem algumas vantagens e desvantagens associadas a ISO 9000.


1. Vantagens

o Muitas operações beneficiam-se da útil disciplina de seguirem procedimentos sensatos;
o Muitas operações sãobeneficiadas em termos de redução de erros, de reclamações de consumidores e pela diminuição dos custos de qualidade;
o A adoção dos procedimentos ISO 9000 pode identificar a existência de outros procedimentos desnecessários que podem ser eliminados;
o A obtenção do certificado demonstra aos consumidores reais e potenciais que a empresa leva a qualidade a sério.


2. Desvantagens

o Aênfase em padrões e procedimentos encoraja a administração por manual e a tomada de decisões excessivamente sistematizadas;
o Os padrões são mais destinados aos setores industriais de engenharia e alguns termos não são familiares a outros setores;
o O processo completo de procedimentos escritos, treinamento de funcionários e de condução de auditorias internas, bem como a obtenção e manutençãodo certificado, são caros e consumidores de tempo.


2 Histórico e Evolução

A ISO 9000 surgiu em 1987, motivada pela necessidade de criação de normas internacionais para normatização de produtos e serviços após a acentuação da globalização na década de 1980. Ela foi criada pelo governo britânico, que na verdade adotou uma norma nacional (BS 5750) como referência, e a transformou emuma norma de padrão internacional (FITZSIMMONS & FITZSIMMONS, 2005).
Esta primeira ISO, além de ser fortemente influenciada pela norma britânica, ela também sofreu influências de normas americanas de defesa militar.
A ISO 9000:1987 era subdividida em três modelos de gestão da qualidade, conforme a natureza das atividades da organização, são eles:
o ISO 9001, que se aplicava aatividades voltadas a criação de novos produtos e visava garantir qualidade para o projeto, desenvolvimento, produção, montagem e prestadores de serviços.
o ISO 9002: Não abrangia novos produtos, e tinha os mesmos objetivos da ISO 9001.
o ISO 9003: Não tinha preocupação com o produto que era feito, apenas garantia a qualidade para inspeção final e teste.
Na primeira revisão, em...
tracking img