ISO 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica do Rio de Janeiro
Curso Técnico de Mecânica Industrial





Certificação ISO 9000
Metrologia I




Autor:

Professor:





Rio de janeiro
2013
Sumário

1. Introdução...............................................................................................Pág 2
2. Fundação da ISO...................................................................................Pág 3
3. ISO 9000.................................................................................................Pág 6
4. Certificações de conformidade................................................................Pág 7
5. Conclusão................................................................................................Pág 6
6.Bibliografia...............................................................................................Pág 10



















Introdução

A ISO 9000 surgiu há dez anos, fazendo um desafio às empresas que não pretendiam ficar fora do mundo globalizado.
A implementação desse conjunto de normas de gestão, padronizadas pela International Organization for Standardization, a ISO, com sede em Genebra,tornou-se cada vez mais necessária para atender a exigências internacionais de qualidade. Reflexos disso são sentidos diretamente nos produtos e serviços, na competitividade e na produtividade. Para obter um certificado IS0 9000,exige-se um grande número de formulários,planilhas e documentos, muitas vezes resultando no engessamento da empresa e na desmotivação de pessoal.
"Toda essa burocracia acaboufazendo com que as empresas se perdessem um pouco em meio a tantos documentos a preencher"











A fundação da ISO
A ISO nasceu da união de duas organizações – a ISA (International Federation of the National Standardizing Associations) com sede em Nova York desde 1926, e o UNSCC (United Nations Standards Coordinating Committee), criado em 1944.
Em outubro de1946, delegados de 25 países, reunidos no Instituto de Engenheiros Civis em Londres, decidiram criar uma nova organização internacional, cujo objetivo seria “facilitar a coordenação internacional e unificação das normas industriais”. A nova organização, ISO, oficialmente iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947.
Em abril de 1947, uma reunião em Paris produziu uma lista recomendando 67comitês técnicos da ISO, cerca de dois terços dos quais baseados em comissões ISA anteriores. Ao início dos anos 1950, os comitês técnicos da ISO estavam começando a produzir o que era conhecido na época como “Recomendações”.
A idéia básica da padronização internacional do pós-guerra foi derivar as Normas Internacionais das já desenvolvidas em nível nacional e, em seguida, reimplementá-lasnacionalmente. As Recomendações da ISO foram, portanto, apenas a intenção de influenciar as normas nacionais já existentes.
A primeira Assembleia Geral da ISO foi organizada em Paris em 1949. Foi inaugurada em reunião pública realizada no grande anfiteatro da Universidade de Sorbonne.
Conforme relatado por Raymond Frontard, ex-Diretor-Geral da AFNOR: Uma casa cheia (incluindo o Presidente da Repúblicafrancês, Vincent Auriol, e o Diretor Geral da UNESCO, Jaime Torres Bodet) ouviu os discursos. Depois vieram as traduções (consecutivas, naturalmente – a interpretação simultânea ainda tinha que ser inventada…). Primeiro em Inglês, depois em Russo … Um tremor de curiosidade percorria a enorme assembléia.
“Os jovens de hoje acham difícil imaginar o quão longe estávamos, naquele momento, do ponto de vistaglobal, que agora parece tão familiar. A terra era um arquipélago de mundos distintos.”
No curso dos anos 1950 e 1960, um número crescente de novos organismos membros da ISO vieram do mundo em desenvolvimento.
As normas internacionais desenvolvidas pela ISO são de alto valor para os países em desenvolvimento. Eles oferecem, na verdade, soluções práticas para uma variedade de questões...
tracking img