Capitulo1 - o estudo do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO1 - O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Victor, o Menino Selvagem O menino Victor que sempre viveu no mato, em meio as arvores,bebendo água em córregos e coletando frutos e raízes, agora vai para a cidade, um ambiente completamente diferente do seu. Em meio a tanta diferença como menino Victor, ele é encaminhado a uma escola de surdos e mudos, por seu comportamento quieto achavam que ele seria surdo. Itarde, um ambicioso praticante da psicologia, cuidou de Victor, ele dizia que ele havia sido limitado pelo isolamento, e que precisava aprender as habilidades das outras crianças.
O garoto não foi um sucesso, no entanto aprendeu nomes de alguns objetos, conseguiaexpressar desejos, porém nunca perdeu seu desejo pela liberdade do campo aberto!

Como o Estudo do Desenvolvimento Evoluiu Desenvolvimento humano nada mais é do que o estudo científico de processos de mudança e estabilidade. As primeiras abordagens sobre o desenvolvimento eram escritos em diários que registravam o desenvolvimentoinicial de uma criança. Tiedemann e Darwin contribuíram muito para as teorias. Darwin acreditava que os homens poderiam entender mais de si próprio, estudando seu desenvolvimento inicial.
O estudo científico do desenvolvimento humano começou com estudos sobre a infância durante o sec. XIX . Essa nova ciência da psicologia ensinava que as pessoas poderiam entender melhor de si mesmas se conhecessemo que as havia influenciado quando crianças. Hoje, alguns cientistas reconhecem que o desenvolvimento continua ao longo de toda a vida. Outros importantes estudos, como os estudos do crescimento e orientação de Berkeley e o estudo sobre o crescimento de Oakland, fornecem-nos muita informação sobre desenvolvimento em longo prazo. Os processos de mudança e estabilidade estudados pelos cientistas dodesenvolvimento ocorrem em todos os aspectos do desenvolvimento e ao longo de todos os períodos do ciclo de vida.
O Ciclo da Vida
Á medida que os pesquisadores se interessavam em seguir o desenvolvimento ao longo da vida adulta, o desenvolvimento do ciclo de vida tornou-se um campode estudo.
No ciclo da vida pode-se definir quatro etapas a primeira delas seria a Infância, o período do pré- natal, desenvolve-se as capacidades de aprender e lembrar. Aos três anos a criança desenvolve a capacidade de resolver problemas e de desenvolve a fala rapidamente. Assim até ela completar onze anos já vai ter se passado as fazes de como, por exemplo: pensamentos ilógicos sobre o mundo,a inteligência torna-se mais previsível, as criança começam a pensar com lógica, a linguagem aumentam, entre outras. O segundo período é o da adolescência, onde que dos onze aos vinte anos, desenvolve-se a capacidade de pensar em termos abstratos e de usar o raciocínio científico. A educação também se faz presente neste período, voltada para a preparação da faculdade ou para a profissão.
Oterceiro defini-se como inicio da vida adulta, que ocorre dos vinte aos quarenta e a vida adulta intermediaria, dos quarenta aos sessenta e cinco anos, onde a capacidade mental atinge o auge, o pensamento e os julgamentos morais tornam-se mais complexos. O quarto período define-se como vida adulta tardia, dos 65 anos em diante, embora sua inteligência e memória possam se deteriorar em algumas áreas, amemória das pessoas encontra meios de compensação.

Processo do Desenvolvimento: Mudança e Habilidades Cientistas do desenvolvimento estudam dois tipos de mudança: quantitativa e qualitativas.
A mudança quantitativa é uma mudança percebida em números ou quantidades. Já as...
tracking img