Iso 9000-3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

A Norma ISO 9000-3
Francisco Rapchan rapchan@writeme.com

1. INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE QUALIDADE
Este texto é uma revisão bibliográfica sobre a ISO 9000-3. Qualidade é certamente um dos temas mais em moda ultimamente. Muito tem sido dito sobre este termo e nem sempre as pessoas têm tido o cuidado deestabelecer um significado preciso para ele. Segundo o dicionário Aurélio, qualidade é superioridade, excelência de algo. Já Pirsing, no clássico romance “Zen e a arte de concertar motocicletas” diz: “Qualidade não pode ser definida, mais é possível saber o que é qualidade. São aspectos de qualidade: unidade, vivacidade, autoridade, economia, sensibilidade, claridade, ênfases, fluxo, brilhantismo,proporção,...” Uma definição formal que é muito citada na bibliografia que trata de qualidade é a seguinte: “Qualidade é a totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades expícitas e implícitas” (NBR ISO 8402) Embora ela possa parecer muito sucinta, é incrivelmente precisa. Outra definição muito citada de qualidade de software é:“Qualidade de software é a conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e a características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido” (Pressman). Outras definições, mais gerais podem nos ajudar a formar um conceito mais amplo sobre qualidade. Podemos dizer que qualidade é: • • • •estar em conformidade com especificações, ou seja, quando os produtos possuem as características que estão descritas no projeto, catálogos ou listas de especificações; saber que o preço que foi pago por algo, foi o preço justo. (Você não reclama do preço pago, porque valeu a pena); a adequação para uso, ou seja, quando o produto corresponde ao esperado quanto a seu funcionamento; a presença demercado, ou seja, quando o produto se destaca dos demais por preço, aparência, conteúdo, marca ou qualquer outra razão.

Modelos de Qualidade de Software ISO 9000-3

1

Francisco Rapchan rapchan@writeme.com

2. A IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE
Várias são as vantagens de se implementar um sistema da gestão de qualidade. Entre elas podemos destacar: • • • • Aumento da credibilidade da organizaçãofrente ao mercado consumidor. Aumentar a competitividade do produto ou serviço no mercado. Evitar e prevenir a ocorrência de deficiências. Evitar riscos comerciais, tais como: reivindicações de garantia e responsabilidades pelo produto.

Analisando-se estas vantagens, pode-se imaginar que o desejo de implantação de um sistema da qualidade parte da direção da organização que, desta maneira,pretende aprimorar o seu processo produtivo. Mas isto nem sempre é o caso. Podemos identificar quatro razões que levam uma organização a implantar um sistema de gestão da qualidade: • • Conscientização da alta administração ("por livre e espontânea vontade"): a mais eficaz entre todas. Razões contratuais ("por livre e espontânea pressão"): no fornecimento de produtos/serviços para outros países, paraórgãos/empresas governamentais e também para um número cada vez maior de organizações de iniciativa privada; evidentemente menos eficaz que a anterior. O tempo para a maturação é maior, mas normalmente se alcança a conscientização. Competitividade ("ou nos enquadramos ou quebramos"): embora não tão eficaz quanto a primeira, consegue-se de um modo geral chegar à conscientização da alta administração.Modismo ("temos que dançar o que está tocando"): a menos eficaz de todas, normalmente não se chega a alcançar o objetivo maior, que é a conscientização da alta administração e aí, então, o processo é abandonado no meio do caminho.

• •

3. A NORMA ISO 9000
A ISO – International Organization for Standardization, é um organismo das Nações Unidas e tem o objetivo de fixar normas técnicas...
tracking img