Iso 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Educacional de Suplência e Técnico

Gestão Ambiental

ISO 14000

Ipatinga – MG

Agosto de 2011

Colégio Educacional de Suplência e Técnico

ISO 14000

Curso Técnico de Gestão Empresarial
com ênfase em Contabilidade

Ipatinga – MG

Agosto de 2011

Introdução

O presente trabalho visa apresentar como surgiu o ISO14000, um certificado de grande valor para qualquer organização, por ser um processo que contém os elementos importantes do gerenciamento de uma empresa para identificar os aspectos significativos relativos a meio ambiente que a empresa pode influenciar e controlar, além de trazer benefícios para a empresa e seus clientes.
As normas do ISO 1400 foram criadas para diminuir o impactoprovocado pelas empresas ao meio ambiente.
No decorrer do trabalho será melhor especificado sobre a importância deste certificado e como ele proporcionará economias para as organizações, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais.

2- Definição

O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para asempresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização), e foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente.
Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.
Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, aempresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

3- Como obter o Certificado ISO 14000

Para obter o certificado, a empresa deverá possuir um sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA)
Acertificação é válida por três anos com auditoria/acompanhamento, no mínimo, uma vez por ano ou a cada seis meses.
Este acompanhamento é realizado pela entidade certificadora e tem por objetivo garantir que a empresa mantenha um sistema de gestão ambiental e que sua performance atenda ou supere os resultados planejados, bem como os requisitos da norma aplicável estão sendo atendidas.
Então, paraa empresa obter um certificado ISO 14000, é necessário que atenda as seguintes exigências, dentre outras:

3.1 – Política ambiental

A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política.
Deve obtero cumprimento legal e buscar o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.

3.2 – Aspectos ambientais

A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.

3.3 – Exigências legais

Aempresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa.
Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento.

3.4 – Objetivos e metas

A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados...
tracking img