Encontro com milton santos: o mundo global visto do lado de cá

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Encontro com Milton Santos é um documentário produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele juntamente com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos discute os problemas daglobalização sob a perspectiva das periferias e dos países em desenvolvimento.
No inicio do filme Milton Santos se intitula “outsider” por não se juntar a nenhum outro grupo, seja de intelectuais,partidários ou acadêmicos. Em sua visão apresentado no documentário Milton fala que vivemos num momento histórico em que o humanismo foi substituído pelo modelo do consumo voraz, considerado por ele como o“grande fundamentalismo”. Ainda nos primeiros minutos ele cita a presença de três mundos. O mundo tal como nos fazem ver: a globalização com fábula, o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade eo mundo como ele pode ser: uma outra globalização. Esta comparação é à base das idéias apresentadas ao longo do filme que procuram desmascarar ao espectador a verdadeira face do capitalismo global.São apresentados diversos aspectos da perversidade do mundo global como a miséria e revolta da população dos países em desenvolvimento, provocadas pelas medidas de privatização e liberalizaçãopropostas pelos EUA no Consenso de Washington. Este processo mostra que no sistema capitalista global, o desemprego, a pobreza e a fome experimentados por grande parte da população são vistos comonecessários para o avanço econômico.
Milton Santos destaca também a manipulação que a mídia exerce sobre as grandes massas, dizendo que a informação que seria um bem valioso para a população num mundo global,infelizmente é manejada pelos que detêm o poder econômico para perpetuar o sistema desigual. Por outro lado, afirma que o povo, fazendo uso dos recursos tecnológicos de comunicação como a internet,poderia revolucionar a situação atual, por meio de movimentos independentes.
Apesar de Milton Santos se dizer otimista dizendo que acreditam que podemos chegar a uma globalização solidária, suas...
tracking img