Tipos de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ENERGIA

A Energia Térmica

A energia térmica é normalmente encontrada através da queima dos combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, sendo alguns deles:
- A Gasolina;
- O Óleo Diesel;
- O Querosene.
Que são muito utilizados para funcionar os motores que movimentam os automóveis, os aviões, os navios, os trens e vários outros veículos detransporte e também gerar eletricidade.
Temos também os combustíveis fósseis utilizados em forma gasosa como:
- O GLP – Gás Liqüefeito de Petróleo (Gás de cozinha);
- O Gás Natural.
Que são utilizados para aquecimento, como nos fogões de cozinha, para aquecedores de ambiente e de água, como também para funcionar motores, iluminar os lugares e gerar eletricidade.
A energia térmica pode serencontrada também na queima do:
- Carvão Mineral;
- Carvão Vegetal;
- Troncos e galhos de árvores (lenha).
Que são muito utilizados para aquecimento, cozinhar alimentos e gerar eletricidade.
Uma importante fonte de energia térmica é o Álcool, que possui inúmeras aplicações nas nossas atividades cotidianas, e teve um papel fundamental na década de 80, movendo mais de 85% dos automóveisbrasileiros.
Existem várias outras fontes de energia térmica menos conhecidas como:
- O bagaço da cana de açúcar;
- Casca de cereais;
- Cavacos (lascas de madeira), serragem e maravalhas de madeira.
Que já são bem menos utilizados que as outras fontes, mas tem sua aplicação voltada principalmente para aquecimento e geração de eletricidade.
Dentre as muitas fontes de energia térmica disponíveis, nãopoderíamos deixar de falar da Energia Solar, que é importantíssima para gerar calor e eletricidade, e que a cada dia vem sendo mais utilizada, por ser uma fonte de energia renovável, que não polui o meio ambiente e que também é uma fonte gratuita de energia.

Devemos também lembrar da fonte de energia térmica que vem das resistências elétricas e das bobinas de indução, muito comuns no nosso dia adia através dos chuveiros e fornos elétricos, que a maioria de nós podemos ter em nossas casas.

A Energia Elétrica

A energia elétrica é nos dias de hoje a mais encontrada em todos os lugares, seja nas casas, no comércio, na indústria, nas escolas e nas ruas, ela é a que mais faz parte de nossa vida e com certeza a que tem a maior importância.Dentre as várias fontes de energia elétrica podemos citar como as mais conhecidas:
- Os raios, que são fenômenos naturais caracterizados como descargas atmosféricas, que ocorrem entre as nuvens e a terra quando elas estão carregadas com cargas elétricas de potencial diferente.
- A eletricidade gerada nas Usinas Térmicas, que utilizam vários tipos de combustíveis para produzir calor e aquecer a águapara gerar vapor e fazer com que o mesmo movimente as pás das turbinas, que funcionarão os geradores de eletricidade.
Devemos dar ênfase as fontes térmicas de energia provindas de Biomassas como a cana- de-açúcar, que representam fontes renováveis e de baixo impacto ambiental.
- A eletricidade gerada nas usinas nucleares, que são também usinas térmicas, porém utilizando material radioativo comoo urânio enriquecido para gerar eletricidade, devendo desta forma ter um destaque à parte por se tratar de uma fonte de energia térmica muito perigosa para os seres vivos.
- A eletricidade gerada nas usinas hidroelétricas, que utiliza a força das águas dos rios para girar as pás das turbinas, que funcionarão os geradores de eletricidade.
A eletricidade das usinas hidroelétricas é a fonte deenergia mais utilizada no Brasil, e o fato de termos um potencial de geração hidráulica enorme em nosso País, sendo que hoje ela representa aproximadamente 90% de toda a energia elétrica gerada no Brasil, e também é uma fonte de energia renovável e com poucas agressões ao meio ambiente.
- A eletricidade gerada pelo Sol através da conversão dos raios solares em energia elétrica, pela tecnologia das...
tracking img