Resumo - a estrutura do projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
UNIDADE V

RESUMO

CAPÍTULO 6 - ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa apresentam, em geral, três grandes partes: a) identificação ou partes pré-textuais; b) corpo ou texto do projeto; c) partes pós-textuais.
Considerando as diferentes abordagens temáticas e metodológicas que podem ser dadas aos projetos de pesquisa, bem como o fatode que a “ordem” dada aos elementos integrantes das partes textuais dos projetos de pesquisa, apresentados a seguir, não altera substancialmente o planejamento e o desenvolvimento das investigações científicas, trabalharemos neste livro com a seguinte estrutura de projeto de pesquisa:

A) Partes pré-textuais: capa, folha de rosto, resumo, sumário – elementos obrigatórios – e apresentação –elemento opcional. A apresentação é prioritariamente utilizada em relatórios finais de pesquisa. E projetos, considerando a inserção obrigatória do resumo, ela é dispensável e, quando inserida, dá um peso desnecessário ao projeto, tornando seu conteúdo repetitivo.
B) Partes textuais: corpo ou texto do projeto: 1 Tema-problema; 2 Justificativa; 3 Objetivo geral e objetivos específicos; 4 Revisão daLiteratura sobre o assunto; 5 Hipótese; 5.1 Variáveis; 5.2 Indicadores; 6 Metodologia; 6.1 Marco Teórico; 6.2 Setores de Conhecimento; 6.3 Processos de Estudo; 6.4 Natureza dos dados; 6.5 Grau de generalização dos resultados; 6.6 Técnicas e procedimentos metodológicos; 6.7 Controle metodológico.
C) Partes pós-textuais: 7 Fases da pesquisa; Cronograma físico; 9 Bibliografia básica preliminar; 10Referências Bibliográficas – elementos obrigatórios – 11 Detalhamento de custos, cronograma financeiro e de desembolso, anexos, apêndices e índices – elementos opcionais. O detalhamento de custos, cronograma financeiro e de desembolso são elementos que compõem projetos com pedido de financiamento da pesquisa. Em projetos acadêmicos que não requerem financiamento, essas partes não são inseridas.6.1 Indicações preliminares

O projeto de pesquisa é o instrumento central do desenvolvimento de uma pesquisa. Tem por principal escopo delimitar o objeto a ser investigado, a situação-problema na qual está inserido e sua necessária fundamentação teórica.
Para que uma pesquisa alcance os resultados esperados, é mister a conjunção de certos fatores: a apresentação de um problema que possuirelevância no ramo do conhecimento científico, uma equipe de pesquisadores habilitados para trabalhar o problema que se apresenta, a escolha da metodologia mais adequada para tratar o problema apresentado e realizar o teste da hipótese e o cumprimento de certas exigências formais (prazos para apresentação e entrega de relatórios e resultados, formalidades de apresentação do trabalho científico eprestação de contas dos resultados fornecidos, quando for o caso, entre outras).
Sem esses elementos mínimos, pode-se dizer que não há trabalho científico, mas tão-somente um exercício de síntese ou compilação de textos e manuais: o que se denomina neste livro como aprofundamento de estudos. Assim, pode-se estar diante de um tema interessante que, por não ter obedecido aos requisitos formais, nãopode ser concluído. Contudo, de nada adianta um rigoroso cumprimento de metas preestabelecidas e de um formato impecável, sem o desenvolvimento do conteúdo (como a constituição do tema-problema, a identificação do marco teórico, a formulação das hipóteses, etc.).
O trabalho científico, primeiramente, deve buscar concisão e a clareza, sem prejuízo do conteúdo e desenvolvimento da investigação. Essaconcisão é a tônica principal do projeto de pesquisa. Algumas agências financiadoras ou comitês de avaliação e seleção de projetos costumam limitá-lo a 8 ou 10 páginas, no máximo.
A concisão, a clareza e a objetividade do projeto de pesquisa são elementos importantes para a aprovação do plano apresentado. Sabe-se que a linguagem científica é parcimoniosa e sua estrutura deve restringir-se à...
tracking img